Home   Agenda   Escola Dominical   Estudos Bíblicos   Contato
Escola Dominical - Esboços da EBD

Lições do 1º Trimestre de 2014 - CPAD - Jovens e Adultos
  
 
UMA JORNADA DE FÉ
A formação do povo de Israel e sua herança espiritual

UM LIBERTADOR PARA ISRAEL

 

Lição 2 - 12 de janeiro de 2014

Texto Áureo: Êxodo 3.14 E disse Deus a Moisés: eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: eu sou me enviou a vós.

Leitura Bíblica em Classe: Êxodo 3.1-9

 

NÃO EXISTE LIBERTAÇÃO SEM UM LIBERTADOR

 

Introdução: Esta lição que fala sobre Moisés, um libertador para Israel, se for ministrada somente na sua parte histórica como indica os seus tópicos, seria apenas uma história que todos já conhecem até mesmo os infantes. Portanto procurei elaborar a lição de uma forma mais aplicativa e não tanto histórica, pois o objetivo doutrinário desta aula é tirarmos importantes ensinamentos que podem ser úteis para a nossa caminhada de fé. Nesses eventos contrastantes da história bíblica vemos que José foi escolhido por Deus para levar Israel ao Egito e Moisés foi escolhido por Deus para tirar Israel do Egito, pois para que houvesse a libertação desse povo, seria necessário um libertador. José também inserido nos planos divinos com relação a Israel foi bênção para o Egito livrando-o de uma grande catástrofe advinda pelo período de fome que lhes sobreveio. Já Moisés diante da negativa de Faraó em libertar o povo hebreu foi adjunto com Deus para trazer uma grande catástrofe para aquele lugar. O interessante é que, tanto numa situação como em outra, Deus estava agindo para cumprir a sua promessa de tornar Israel uma grande nação. 

I - ENTENDA COMO DEUS CHAMA E PREPARA OS LÍDERES QUE ELE ESCOLHE

1. Deus não chama ociosos para serem os seus escolhidos - Êxodo 3.1 E APASCENTAVA Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.

Deus não chama ociosos para serem os seus escolhidos, pois Ele quer somente aqueles que realmente põem a mão no arado para qualquer trabalho. Deus costuma aparecer nos lugares mais inesperados quando Ele tem algo importante para nos revelar. O importante é o crente sempre estar pronto e disponível para atender os chamados divinos, pois nunca sabemos o que Deus planeja para nós. Moisés que saia com as suas ovelhas, não tinha qualquer idéia de que se encontraria com Deus, pois foi um encontro inesperado para ele. A missão que Deus tinha para Moisés, aos seus olhos era praticamente impossível de ser realizada, porém Deus mostraria a ele, que a missão seria bem sucedida. Quando Deus está no negócio não existem impossíveis.

2. Deus escolhe fracos e humildes para confundir os fortes - Êxodo 3.2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.

Deus se manifestou num arbusto em chamas que não se consumia, pois quando Ele chama os seus vasos para missões especiais, os faz mediante profundas experiências místicas. Temos o exemplo do apóstolo Paulo na estrada de Damasco quando teve um encontro com Cristo para uma missão especial. Com Moisés foi uma manifestação extraordinária da presença e da glória divina. Vemos que o fogo ardia numa simples sarça cheia de espinhos localizada no alto de um monte mostrando assim uma cena de simplicidade. Isso também significa que Deus escolhe os fracos e despreza as coisas altivas do mundo. Moisés agora não era um respeitado príncipe no Egito e sim um pobre pastor de ovelhas e era nessa simplicidade que Deus iria usar Moisés para confundir os fortes e poderosos. Se um líder não possui estas características que revelam simplicidade e humildade, podemos identificar com certeza que é um líder falso.

3. Deus dá acesso a Ele por meio de experiências místicas - Êxodo 3.3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.

Moisés agora era um humilde pastor de ovelhas que se tornaria um fogo que não pode ser extinto. Significa que a sua missão seria extremamente difícil, porém o fogo da presença de Deus estaria na sua vida e ninguém iria poder apagá-lo. Moisés seria um frágil arbusto, mas Deus era o fogo que lhe daria poder para realizar a sua missão. Quando Moisés ainda como príncipe no Egito tentou no seu tempo agir por conta própria para libertar os hebreus dos feitores, teve que fugir do Egito. Porém agora seria no tempo de Deus para libertar o povo da maneira de Deus e pelo poder de Deus. Com a ajuda de Deus não haveria nada que Moisés não pudesse fazer. Quem tenta fazer as coisas sem estar no tempo de Deus e da maneira dele sofrerá grandes fracassos, pois sem Deus nada podemos fazer.

4. Deus se manifesta quando é buscado com reverência - Êxodo 3.4 E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.

Deus conhece a cada um de nós pelo nome nas suas manifestações individuais. Moisés largou as suas ocupações para se concentrar totalmente no chamado divino, como uma coisa que valia a pena tomar conhecimento. Se ele fizesse ao contrário certamente Deus ali o descartaria. Quem quer servir a Deus e ter uma comunhão profunda com Ele deve lhe responder; e se aproximar dele e estar atento a sua voz. Quem busca a Deus diligentemente o achara se o buscarem de todo o coração. Como diz a palavra: chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós. Que possamos ter essa prontidão de Moisés ou a prontidão de Isaías quando disse: eis-me aqui Senhor envia-me a mim.

5. Deus quando se manifesta santifica o lugar onde aparece - Êxodo 3.5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.

Deus os servos que procuram ter uma conduta íntegra e humilde para caminhar em poder. Quando nos aproximamos de Deus não pode haver irreverência ou imprudência, pois isso seria extremamente ofensivo na sua presença. Em Eclesiastes diz: Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Eclesiastes 5:1. Isso vale para todos nós ao cultuarmos ou mantermos contato com ele das mais variadas formas, porque Deus é santo, e devemos ser santo como Ele é santo.

6. Deus quando se manifesta devemos temer e reverenciá-lo - Êxodo 3.6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.

Quando Deus fala conosco devemos mostrar reverência, atenção, fé e obediência. Quando Deus se manifesta é porque Ele tem algo importante para as nossas vidas. Ouçamos a palavra sempre como a palavra de Deus. Deus queria demonstrar a Moisés que Ele estava dando cumprimento a todas as promessas feitas aos seus pais. Moisés poderia esperar confiantemente o cumprimento de todas essas promessas, e como Moisés estaria inserido nesse contexto envolvendo essas promessas, ele assim teria certeza de que a sua missão seria bem sucedida, pois cria que Deus é fiel em cumprir aquilo que promete. Devemos sempre crer que as promessas que Deus tem para as nossas vidas, no tempo certo elas se cumprirão.

7. Deus sempre está atento ao clamor do seu povo - Êxodo 3.7 E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.

Moisés pode conhecer que Deus sempre está atento as condições do seu povo. Moisés se perguntava a respeito das condições do seu povo e, através desse encontro com Deus pode tomar conhecimento de que Ele sempre estivera zelando por eles todo o tempo. Isso confirma que o guarda de Israel não dormita e não dormitará. Deus estava atento a aflição que estavam sofrendo, as suas lágrimas, as injustiças, mas também estava atento ao clamor deles e esse clamor moveu o seu coração para agir a favor deles. Estando em angústia, invoquei ao Senhor, e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos. 2 Samuel 22:7

8. Deus levará a Canaã celestial só os salvos do Egito espiritual - Êxodo 3.8 Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.

Deus diz que desce do céu e isso sempre aconteceu em fatos extraordinários na história bíblica. A libertação do povo hebreu do Egito tipifica a nossa redenção por Cristo, que desceu do céu para nos libertar. Assim como Ele promete o estabelecimento na terra de Canaã depois de serem libertos, também Ele promete o nosso arrebatamento para a Canaã celestial, fato esse que acontecerá inesperadamente, quando nos libertará desse Egito espiritual. Moisés cumpriu o propósito divino com os hebreus, assim como Cristo está cumprindo esse propósito com a sua Igreja.

9. Deus visita a terra tanto pelos oprimidos como pelos opressores - Êxodo 3.9 E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.

Um clamor silencioso chegava constantemente aos ouvidos de Deus e nesse clamor subia a voz do sofrimento causado pelos opressores do Egito. Porém os ouvidos do Senhor não estão agravados para que não possa ouvir e as suas mãos não estão encolhidas para que não possa agir, e sendo Deus o nosso socorro bem presente na hora da angústia, é certo que os hebreus não ficariam sem a resposta divina. Um clamor seja sonoro ou silencioso, jamais ficará sem uma resposta divina. E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14

II. NÃO ADIANTA TENTAR VIR COM DESCULPAS QUANDO DEUS FAZ A CHAMADA 

1. Não precisamos recear nas missões divinas, pois Ele garante - Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.   Êxodo 4:10

Moisés com toda experiência diante da sarça ardente deveria sentir-se pronto para qualquer missão que Deus lhe atribuísse. Porém longe de sentir-se encorajado com a sua experiência na sarça ardente, Ele inventa uma série de desculpas a qual acredita que iria desqualificá-lo como escolhido de Deus. Moisés considera nesse diálogo os seus próprios recursos, sem contar com os recursos de Deus. Temos que lembrar que somos apenas instrumentos nas mãos do Senhor e que não temos qualquer recurso próprio para executar uma missão divina. Se a presença de Deus não for conosco, estamos fadados ao completo fracasso.

2. Toda missão que Deus nos ordena Ele concede do seu poder - E o Senhor disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara. Êxodo 4:2

Deus tem sempre os seus meios e os seus modos de operar, não importa como, o importante é que Ele opera como quer e onde quer. No caso de Moisés foi-lhe dado poder para agir através de uma vara de madeira que seria o símbolo da sua autoridade. Esta vara tornara-se o emblema do poder divino nele investido, que funcionava sempre que se tornava necessário. Moisés com essa vara na mão demonstraria completa rendição de si mesmo a Deus, sendo o meio pelo qual as pessoas reconheceriam a presença divina e o canal pelo qual Deus mostraria o seu poder. Deus sempre concede poder para os instrumentos que Ele usa e que desejam ser usados por Ele. Cristo nos deu esse poder: Lucas 10:19 - Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

3. A chamada divina está acima de todos os laços familiares - Então foi Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz. Êxodo 4:18

Sempre é significativo e honroso ser escolhido por Deus para uma missão que Ele nos outorga. Deixar os laços familiares não nos isenta dos deveres dos nossos relacionamentos e do nosso trabalho nesse mundo. Jesus disse: Lucas 14:27 - E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo, mostrando que servir a Ele exige renúncia e desprendimentos de muitas coisas, mostrando que uma chamada especial não é para todos, e torna a coisa mais séria ainda quando diz: Lucas 14:26 - Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Portanto não basta querer ser, tem que ter chamada de Deus para isso, pois só Ele que conhece o nosso profundo e oculto, sabe quem tem qualificação para isso.

III. PRECISAMOS ESTAR PREPARADOS E INSTRUÍDOS NO MOMENTO DAS PROVAS

1. Se dermos lugar para Deus agir, Ele nos dá ousadia em qualquer situação - E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.  Êxodo 5:1

Moisés sabia o que o esperava no Egito, mesmo porque, quarenta anos antes havia matado um feitor egípcio e isso poderia lhe custar a vida. Porém com toda experiência no seu encontro com Deus na sarça ardente, ele estava confiante e ousado para ir diante de Faraó, a princípio com uma exigência religiosa, mostrando assim que um emissário de Deus transmite a mensagem quer alguém ouça, quer não ouça. Faraó tinha que entender que aquele povo não era seu, e sim o povo de Deus. Deus está sempre pronto a libertar aqueles que querem se livrar da escravidão do mundo imposta por satanás, e Deus faz isso para que possamos serví-lo alegremente, com tudo o que Ele merece, pois a honra, a glória e o poder pertence somente a Ele.

2. Mesmo quando estamos em extrema dificuldade, Deus sempre estará agindo – E encontraram a Moisés e a Arão, que estavam defronte deles, quando saíram de Faraó. - E disseram-lhes: O Senhor atente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso repelente diante de Faraó, e diante de seus servos, dando-lhes a espada nas mãos, para nos matar. Êxodo 5:20-21

A primeira investida de Moisés não foi como ele esperava e pode entender que a sua missão não seria nada fácil diante da dureza de Faraó, e também com a própria dureza do povo hebreu que culparam Moisés e Arão de colocá-los em perigo de vida diante de Faraó. Moisés teve que enfrentar a fé iniciante do povo que era extremamente fraca, a qual diante da primeira prova passaram a duvidar do seu líder. Um líder tem que aprender a enfrentar injustiças, até mesmo do seu próprio povo.

3. Deus sempre está agindo porque nenhum dos seus propósitos será impedido - Então disse o SENHOR a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará de sua terra. Êxodo 6:1

Diante das situações adversas que enfrentamos, não podemos desistir nunca, principalmente na primeira prova que passamos. Deus nunca prometeu que as coisas seriam fáceis para aqueles que o servem. Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos bom animo, pois Ele venceu o mundo e nos dá condições de vencê-lo também. Precisamos manter sempre acesa a chama da confiança em Deus e sempre fazer o melhor que estiver ao nosso alcance, mesmo que alguns resultados venham tentar nos desencorajar. A nossa confiança em Deus deve estar sempre em ascensão, com a certeza de que Ele sempre entra em ação quando chega o momento oportuno.  



Obs: Esboço é elaborado exclusivamente pelo texto da (Leitura Bíblica em Classe).

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel - Th.M.
 
Se você sentir de colaborar com uma oferta use um dos meios abaixo.
Faça a sua doação por
um dos meios ao lado>
 
Banco Itaú  Agência 9184 
 Conta corrente  05524-3
 
 

UM LIBERTADOR PARA ISRAEL

 

Lição 2 - 12 de janeiro de 2014

Texto Áureo: Êxodo 3.14 E disse Deus a Moisés: eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: eu sou me enviou a vós.

Leitura Bíblica em Classe: Êxodo 3.1-9

 

NÃO EXISTE LIBERTAÇÃO SEM UM LIBERTADOR

 

I - ENTENDA COMO DEUS CHAMA E PREPARA OS LÍDERES QUE ELE ESCOLHE

1. Deus não chama ociosos para serem os seus escolhidos - Êxodo 3.1 E APASCENTAVA Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.

 

2. Deus escolhe fracos e humildes para confundir os fortes - Êxodo 3.2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.

 

3. Deus dá acesso a Ele por meio de experiências místicas - Êxodo 3.3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.

 

4. Deus se manifesta quando é buscado com reverência - Êxodo 3.4 E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.

 

5. Deus quando se manifesta santifica o lugar onde aparece - Êxodo 3.5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.

 

6. Deus quando se manifesta devemos temer e reverenciá-lo - Êxodo 3.6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.

 

7. Deus sempre está atento ao clamor do seu povo - Êxodo 3.7 E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.

 

8. Deus levará a Canaã celestial só os salvos do Egito espiritual - Êxodo 3.8 Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.

 

9. Deus visita a terra tanto pelos oprimidos como pelos opressores - Êxodo 3.9 E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.

 

II. NÃO ADIANTA TENTAR VIR COM DESCULPAS QUANDO DEUS FAZ A CHAMADA 

1. Não precisamos recear nas missões divinas, pois Ele garante - Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.   Êxodo 4:10

 

2. Toda missão que Deus nos ordena Ele concede do seu poder - E o Senhor disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara. Êxodo 4:2

 

3. A chamada divina está acima de todos os laços familiares - Então foi Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz. Êxodo 4:18

 

III. PRECISAMOS ESTAR PREPARADOS E INSTRUÍDOS NO MOMENTO DAS PROVAS

1. Se dermos lugar para Deus agir, Ele nos dá ousadia em qualquer situação - E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.  Êxodo 5:1

 

2. Mesmo quando estamos em extrema dificuldade, Deus sempre estará agindo – E encontraram a Moisés e a Arão, que estavam defronte deles, quando saíram de Faraó. - E disseram-lhes: O Senhor atente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso repelente diante de Faraó, e diante de seus servos, dando-lhes a espada nas mãos, para nos matar. Êxodo 5:20-21

 

3. Deus sempre está agindo porque nenhum dos seus propósitos será impedido - Então disse o SENHOR a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará de sua terra. Êxodo 6:1

 

 
l