Home   Agenda   Escola Dominical   Estudos Bíblicos   Contato
Escola Dominical - Esboços da EBD

Lições do 3º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos
Filipenses
A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja

 O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO

Lição 3 - 21 de julho de 2013
Texto Áureo: Filipenses 1.27 Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.
Leitura Bíblica em Classe: Filipenses 1.27-30; 2.1-4

COMO DEVEM SE COMPORTAR OS SALVOS EM CRISTO
 
Introdução: Para falar de comportamento dos salvos em Cristo devemos entender que ao nos convertermos ganhamos uma nova identidade através do novo nascimento. Agora com esse novo nascimento nos tornamos cidadãos do céu e dessa maneira já não pertencemos mais a este mundo, pois passamos a ser forasteiros e peregrinos nesta terra. E mais ainda, essa nova identidade nos identifica como embaixadores de Cristo e sacerdotes reais aqui nessa terra, ou seja, fomos comissionados para representá-lo dando continuidade a sua obra iniciada com a sua vitória na cruz do calvário. Olhando para a figura do embaixador no seu sentido literal entende-se ser alguém que é escolhido e nomeado para representar a sua pátria em outro país a qual é destinado servir. A sua responsabilidade é cumprir bem a sua missão com um comportamento exemplar e procurar representar bem o seu país. Assim também todo cristão que é nomeado na sua conversão como embaixador de Cristo deve representá-lo em qualquer lugar que estiver com um comportamento que faça jus a um verdadeiro salvo em Cristo. Dessa maneira somos representantes de Cristo em nossa vizinhança, em casa, no trabalho, na escola, em eventos, na igreja e muito mais, e isso nos constrange a termos uma conduta exemplar de acordo com o nosso manual de conduta que é a palavra de Deus. E como sacerdotes reais a nossa responsabilidade está em tudo que envolve atividades espirituais as quais devem ser realizadas com todo zelo possível, pois se trata de atividades voltadas à oração, intercessão, pregação, louvor, adoração e muito mais; tudo isso exige de nós um comportamento primoroso da nossa parte em todos os sentidos. Devemos nos lembrar de que prestaremos contas ao Senhor de tudo que fizermos envolvendo o nosso comportamento como salvos em Cristo
1 - OS SALVOS DEVEM LUTAR JUNTOS PELA FÉ DO EVANGELHO PARA SEREM FORTES - Filipenses 1.27 Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho. - I Coríntios 1.10 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
Uma das preocupações do apóstolo Paulo era com a estabilidade comportamental dos filipenses. Quando Paulo estava entre eles, todos demonstravam uma conduta exemplar com os seus testemunhos e quanto as coisas que envolviam o reino de Deus. Então a preocupação de Paulo era que essa conduta dos filipenses não fosse somente quando estava entre eles, ou seja, apenas de aparência ou para agradá-lo, mas que essa conduta fosse mantida na sua íntegra quando ele estava ausente. Como salvos em Cristo não podemos expressar duas faces, sendo uma prestativa e exemplar na frente dos outros e por trás agindo de maneira inconveniente. O verdadeiro salvo em Cristo é consciente da sua condição para consigo mesmo e para com os outros, pois quem é salvo de verdade o seu comportamento necessariamente, e, espontaneamente é diferente de qualquer pessoa do mundo, porque ele deve revelar Cristo na sua vida assim como disse o apóstolo Paulo: já não vivo mais eu, porque Cristo vive em mim.
2 - OS SALVOS NÃO DEVEM SE INTIMIDAR, POIS PERSEGUIÇÃO CONSOLIDA A SALVAÇÃO - Filipenses 1.28 E em nada vos espanteis dos que resistem o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus. -Tiago 1.12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Paulo encoraja os filipenses para não desanimarem por causa das perseguições e oposições que enfrentavam, mostrando que tudo isso não era um mal na vida deles, muito pelo contrário, deveriam ficar alegres e motivados, pois na realidade o que eles achavam que era um mal, estava contribuindo para consolidar mais e mais a sua salvação. Muitos crentes ignoram por falta de doutrina, que Deus faz diariamente testes de fidelidade com cada um de nós, isso porque temos a promessa de sermos herdeiros dele e co-herdeiros com Cristo, e de termos um corpo glorificado e eterno. Ai fica a pergunta: Ele vai dar essa condição para alguém que não demonstra ser um verdadeiro salvo em Cristo? É evidente que não fará isso. Portanto quem almeja essa promessa como muitos salvos do passado almejaram e renunciaram a muita coisa para conquistá-la devemos também agir da mesma maneira. Como alguém poderia ser provado levando uma vida tranquila, sem problemas, sem perseguição, sem lutas, sem aflições e outras coisas. Meditem nisso.
 
3 - OS SALVOS DEVEM ESTAR CÔNSCIOS QUE SOFRERÃO AFLIÇÕES NO SERVIR A CRISTO - Filipenses 1.29 Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, - 2 Timóteo 3.12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
A batalha que Cristo travou com seus antagonistas liderados e influenciados por satanás, não terminou, se alguém pensa dessa maneira está completamente enganado. Essa batalha continua, porém somente os verdadeiros salvos em Cristo é que estão nessa luta diária. Se o comportamento do crente não é condizente como a de um salvo em Cristo, certamente ele não vive esse enfrentamento, pois está fazendo a vontade do diabo e não a vontade de Deus. É difícil imaginar satanás causando problemas ou oposição para aqueles que por ignorância ou mesmo por maldade mantém um comportamento fora dos padrões exigidos pela palavra de Deus. Dessa maneira não enfrentam lutas, as coisas prosperam se é líder a sua igreja cresce rapidamente e isso porque não sofrem a oposição do inimigo. Agora com o verdadeiro salvo em Cristo a situação é outra, pois a fúria do inimigo é terrível e sem tréguas a cada dia. Temos visto estatísticas sobre o número de evangélicos que comporta milhares de milhares. Não vamos nos impressionar com isso, pois na realidade são apenas estatísticas que não distinguem os falsos e os verdadeiros cristãos. Como Jesus disse: muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos.
4 - OS SALVOS DEVEM COMBATER EM UMA CAUSA JUSTA QUE NÃO É COMO A DO MUNDO - Filipenses 1.30 Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim. - I Coríntios 15.58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
Paulo fala aos filipenses da sua luta constante na obra missionária que ele fazia em vários lugares. Como o seu comportamento foi sempre revelando ser um verdadeiro salvo em Cristo, ele tinha toda condição de se colocar como exemplo para todos aqueles crentes de filipos. Para quem sofreu tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada em toda a sua jornada missionária ele podia com toda transparência se colocar como um grande exemplo para todos os crentes. Paulo sempre viveu toda realidade daquilo que pregava, pois nunca deixou de demonstrar firmeza em tudo o que fazia, sendo sempre constante nas suas convicções doutrinarias e evangelisticas sempre atuante e sem nunca pensar em recuar diante das adversidades. Também sempre procurou empregar todo seu esforço para o crescimento do evangelho em vários lugares em que passou, pois sabia que tudo o que fazia tinha promessa de grandes recompensas garantidas pelo Senhor. I Coríntios 9.25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
5 - OS SALVOS DEVEM TER CRISTO EM EXEMPLO DE FÉ ANDANDO SEMPRE EM HARMONIA - Filipenses 2.1 Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, - Amós 3.3 Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
Paulo fala aos filipenses que Cristo passou por todo tipo de sofrimento acima de qualquer outro sofrimento já passado por alguém. Mas ele suportou tudo isso porque tinha o conforto do pai nos seus momentos de angústia, assim como também recebia o consolo cheio do amor vindo do seu pai. Também despojado de toda a sua glória ele tinha a comunhão com o Espírito Santo a cada momento, que o movia a ser afetivo com todos os seus discípulos e cheio de compaixão pelos pecadores. Como imitadores de Cristo devemos procurar estar buscando essas mesmas condições para o fortalecimento da nossa vida espiritual. Assim também como não somos uma ilha devemos procurar ter um relacionamento uns com os outros sempre buscando o caminho do entendimento. Assim mantendo esse consenso podemos conviver em harmonia cristã, a qual é, e deve ser o verdadeiro comportamento do salvo em Cristo.
6 - OS SALVOS DEVEM PRATICAR O AMOR MÚTUO QUE É UMA EXIGENCIA DADA POR CRISTO - Filipenses 2.2 Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. – Romanos 12.9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Paulo pedia aos filipenses que sentissem o mesmo amor que ele sentia por eles e a mesma alegria também. Isso ensina que o verdadeiro salvo em Cristo deve nutrir esse sentimento um pelo outro, porque esse sentimento é um ingrediente necessário e importante que não pode faltar no relacionamento entre os irmãos em Cristo. Cada um de nós deve desejar o melhor para com o outro da mesma forma como desejamos para nós mesmo. No nosso comportamento como salvos em Cristo não pode haver qualquer tipo de falsidade ou fingimentos, pois devemos ser autênticos em toda nossa maneira de viver e isso deve ser demonstrado com ações e não somente com palavras. O mal não pode fazer parte da nossa vida em tudo que fazemos, pois jamais podemos demonstrar esse tipo de conduta porque a nossa missão é fazer o bem e praticar o bem em qualquer circunstância.
7 - OS SALVOS DEVEM SE RELACIONAR ENTRE SI EM HUMILDADE SEM QUALQUER VANGLÓRIA - Filipenses 2.3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. – Provérbios 15.33 O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.
Quando fazemos alguma coisa contra qualquer irmão, estamos usando de contenda a qual é algo extremamente repudiável que um verdadeiro salvo em Cristo não praticaria. Se alguém usa desses meios contra os irmãos para se promover ou tirar proveito de situações, demonstra assim que tem um coração maldoso e na verdade ainda não se converteu totalmente a Cristo. Também se o que fazemos é com o interesse de nos ostentar a nós mesmos, então o estamos fazendo por vanglória e isso é algo que causa repúdio aos olhos de todos e principalmente aos olhos de Deus. Quem tem temor de Deus, e temer a Ele é ter reverência, obediência, fidelidade, sabe que deve buscar sempre a instrução e o conhecimento da palavra porque Ele não quer filhos negligentes quanto a essa condição, pois sem o conhecimento da palavra o comportamento do salvo nunca será condizente a sua condição de cristão. Um salvo em Cristo precisa ter a humildade de sempre respeitar os seus mestres na palavra, nunca se achando que já conhece tudo rejeitando a instrução. Quem é ausente aos cultos de doutrina ou a escola dominical revela um comportamento totalmente adverso ao conhecimento da palavra e nessa condição não pode se considerar um verdadeiro salvo em Cristo.
8 - OS SALVOS DEVEM PROCURAR SEU BEM ESTAR, MAS TAMBÉM O BEM ESTAR DE OUTROS - Filipenses 2.4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. – Provérbios 3.27 Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo.
A nossa fé não pode ser uma fé exclusivista, ou seja, aquele tipo de fé voltada para nós mesmos. Não é errado buscarmos coisas para o nosso próprio bem, o que é errado é só pensarmos em nós e ignorarmos ou não desejarmos que o nosso irmão na fé venha a prosperar. Tudo que pudermos fazer em benefício de algum irmão deve ser feito, pois tudo que fizermos a outrem haverá o retorno garantido pela lei da colheita e da semeadura. Aquele que pode fazer o bem e não faz, comete pecado e entrando na condição de pecado, o nosso relacionamento com Deus fica automaticamente comprometido e todas as bênçãos do Senhor que podemos receber, acabam ficando retidas. As boas obras devem caracterizar o crente que é instruído e se comporta instruído pela sabedoria divina. Não podemos virar as costas para algo que está ao nosso alcance e dentro da nossa capacidade de fazê-lo. O verdadeiro salvo em Cristo deve ter o espírito do bom samaritano que viu a necessidade e a atendeu, não passando ao largo como os demais que se diziam religiosos.
 
Publiquei um esboço de sermão com o título:
"CINCO COISAS QUE DEUS NÃO DEIXA DE FAZER POR NÓS" -
Clique aqui

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto da (Leitura Bíblica em Classe).

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel - Th.M.

Espaço publicitário. Anuncie aqui os seus eventos, livros, Igreja, loja, produto, marca, etc. e
se torne conhecido em todo o Brasil e exterior. Tratar pelo email abaixo.
Conto com a tua doação para manter esta obra.
Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; 2 Coríntios 9:10
Faça a sua doação por
um dos meios ao lado>
 
Banco Itaú  Agência 9184 
 Conta corrente  05524-3

O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO
Lição 3 - 21 de julho de 2013
Texto Áureo: Filipenses 1.27 Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.
Leitura Bíblica em Classe: Filipenses 1.27-30; 2.1-4


COMO DEVEM SE COMPORTAR OS SALVOS EM CRISTO

1 - OS SALVOS DEVEM LUTAR JUNTOS PELA FÉ DO EVANGELHO PARA SEREM FORTES - Filipenses 1.27 Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho. - I Coríntios 1.10 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
2 - OS SALVOS NÃO DEVEM SE INTIMIDAR, POIS PERSEGUIÇÃO CONSOLIDA A SALVAÇÃO - Filipenses 1.28 E em nada vos espanteis dos que resistem o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus. -Tiago 1.12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
3 - OS SALVOS DEVEM ESTAR CÔNSCIOS QUE SOFRERÃO AFLIÇÕES NO SERVIR A CRISTO - Filipenses 1.29 Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, - 2 Timóteo 3.12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
4 - OS SALVOS DEVEM COMBATER EM UMA CAUSA JUSTA QUE NÃO É COMO A DO MUNDO - Filipenses 1.30 Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim. - I Coríntios 15.58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
5 - OS SALVOS DEVEM TER CRISTO EM EXEMPLO DE FÉ ANDANDO SEMPRE EM HARMONIA - Filipenses 2.1 Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, - Amós 3.3 Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
6 - OS SALVOS DEVEM PRATICAR O AMOR MÚTUO QUE É UMA EXIGENCIA DADA POR CRISTO - Filipenses 2.2 Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. – Romanos 12.9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
7 - OS SALVOS DEVEM SE RELACIONAR ENTRE SI EM HUMILDADE SEM QUALQUER VANGLÓRIA - Filipenses 2.3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. – Provérbios 15.33 O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.
8 - OS SALVOS DEVEM PROCURAR SEU BEM ESTAR, MAS TAMBÉM O BEM ESTAR DE OUTROS
- Filipenses 2.4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. – Provérbios 3.27 Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo.


 
 
 
l