Home   Agenda   Escola Dominical   Estudos Bíblicos   Contato
Escola Dominical - Esboços da EBD

Lições do 3º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos
 
Filipenses
A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja

AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO
Lição 5 - 4 de agosto de 2013
Texto Áureo: Filipenses 2.13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
Leitura Bíblica em Classe: Filipenses 2.12-18

ATITUDES DE QUEM TEM VIRTUDE DE SALVO EM CRISTO

Introdução: Podemos definir a palavra virtude no que se refere à vida e a conduta do cristão, como uma disposição constante do espírito que nos induz a exercer o bem e evitar o mal. Todo cristão deve olhar para si próprio para saber se possui estas características virtuosas que um verdadeiro salvo em Cristo deve possuir. Caso não as tenha é por que falta conhecimento doutrinário, ou ainda não nasceu de novo, ou seja, ainda é a velha criatura com capa de crente. A nossa conversão a Cristo através do novo nascimento nos transformou em novas criaturas neste mundo de velhas criaturas, como éramos. Portanto é exigido do salvo em Cristo que ele seja diferente neste mundo de pecado e maldade. A nossa conduta deve ser dirigida a fazer o bem em todos os sentidos, tanto para nós mesmos, como para com o nosso próximo. A bíblia diz que Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. (Tiago 4.17). Isso vem reforçar o pensamento da condição pecaminosa sobre os que se encontram sem exercer as virtudes como um salvo em Cristo. O exercício das nossas virtudes como salvo em Cristo de ser incansável, pois a palavra nos exorta a não nos cansarmos de fazer bem, porque á seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Portanto o exercício da virtude que é um dom a qual todos os crentes devem possuir e, se realmente é um nascido de novo, certamente será recompensado pelo seu esforço e dedicação.
1 – QUEM TEM VIRTUDE ZELA POR SUA SALVAÇÃO COM CONSTÂNCIA - Filipenses 2.12 De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; - I Tessalonicenses 5.8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;
Algo irracional e absurdo é alguém esboçar uma aparência de crente quando na presença do seu líder e fora da presença deste mostrar outro comportamento. Era isso que Paulo dizia aos filipenses com relação ao comportamento deles como salvos em Cristo, ou seja, que não aparentassem esta condição só quando ele estava presente, mas que também quando ausente eles tivessem o mesmo comportamento. Esta era a preocupação de Paulo com relação aos crentes filipenses, ou seja, se realmente estavam levando o seu processo de salvação a sério. Isso é um alerta para todo líder que tem a responsabilidade de cuidar do seu rebanho. É uma preocupação e um cuidado que não pode ser negligenciado, pois o rebanho precisa de sã doutrina para levar o seu processo de salvação com a sobriedade de um salvo em Cristo. A vivência pela fé contribui para manter-nos em vigilância constante no que condiz a nossa própria salvação. Os olhos de Deus estão sobre nós de uma forma intermitente, isso já é um argumento forte para andarmos em temor e tremor, mas também existem inimigos malignos do mundo espiritual a qual devemos enfrentar, pois a palavra diz para guardarmos o que temos para que ninguém venha tomar a nossa coroa da salvação. Em nossa virtude como salvo em Cristo devemos colocar a nossa salvação como a nossa maior esperança. Essa esperança que vem por meio da graça, na qual ansiamos a vida eterna e ela deve ser como um capacete para defender nossa cabeça no sentido de impedir que venhamos a cair nos laços pecaminosos.
2 – QUE TEM VIRTUDE DEIXA DEUS OPERAR SUA VONTADE SOBERANA - Filipenses 2.13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. – Hebreu 13.21 Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.
Todo tipo de negligencia e protelações não pode fazer parte dos que tem a virtude de salvo em Cristo, pois aqueles que assim procedem estão na realidade zombando de Deus e provocando a retirar sua ajuda. Deus deve operar tanto o seu querer como o seu efetuar significando que Ele quer nos dar toda a capacitação para exercermos a nossa virtude como salvos em Cristo. É muita pretensão alguém se julgar com poder ou força, pois em nós não há poder ou força alguma. Todo o operar de Deus em nossa vida é através da sua graça, como Jesus disse a Paulo que a graça dele bastaria para que realizasse a sua missão. É a boa vontade de Deus para conosco que é a causa da sua boa obra em nós; Deus não tem obrigação com os seus, além das suas promessas. Nenhuma obra operada em nossas vidas pode ser boa se não for à obra de Deus. Ele opera em nós mesmo antes de sermos capazes de fazer qualquer boa obra. Tudo que for bom operado em nós, só será bom se for operado pelo nosso Senhor Jesus Cristo, para que toda glória seja devida a Ele, pois é Ele o realizador de todos os bons princípios operados em nossas vidas.
3 – QUEM TEM VIRTUDE FAZ A OBRA COM ATITUDE IRREPREENSÍVEL - Filipenses 2.14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; - Colossenses 3.13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
Todo o nosso trabalho que envolve o reino de Deus deve ser feito com a consciência de que não estamos fazendo para o homem e sim exclusivamente para Deus, e tudo que fazemos para Deus não pode ser feito com murmurações ou qualquer tipo de brigas ou confusões. Deus nos dá ordens para serem obedecidas e não discutidas e todos que tem virtudes como salvos em Cristo devem estar cientes disso, pois se assim não for a nossa identificação como salvo esta comprometida. No meio cristão temos que conviver com diversidades de comportamento, uns são mais fortes espiritualmente, outros nem tanto e assim sempre vamos nos deparar com situações em que necessitamos de longanimidade para controlá-las. Na realidade todos nós temos alguma coisa que precisa ser suportada pelos outros, pois ninguém é perfeito. Temos que ser prontos em perdoar injustiças que nos fazem e procurar sempre amenizar todas as diferenças e contendas para que sempre a harmonia impere entre nós.
4 – QUEM TEM VIRTUDE TESTIFICA COMO UM VERDADEIRO CRENTE - Filipenses 2.15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; - Hebreus 12.1 PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Devemos vigiar para não dar lugar a sermos injuriosos e atos e palavras, pois não podemos ser motivos de escândalos, pois a bíblia diz que ai daquele por aonde vem os escândalos. Precisamos sempre mostrar e demonstrar sinceridade em nossa conduta e sermos irrepreensíveis e sinceros diante dos homens e de Deus. O nosso objetivo maior como salvos em Cristo é chegar ao céu, mas para isso devemos nos esforçar em evitar ser contaminado pelo pecado que nos rodeia em todo o tempo e procurar estar enquadrado nesta palavra: Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Eclesiastes 9:8 - O salvo em Cristo precisa ter o dever consciênte de não se envolver em embaraços e evitar com todas as forças o pecado. Esta é uma razão muito forte para evitar preocupações excessivas com a parte física e a vida no mundo. Quem vive nessa condição adversa não esta se elevando e sim decaindo a cada dia. Não podemos deixar o pecado levar qualquer tipo de vantagem sobre nós em qualquer circunstância que estivermos enfrentando. Precisamos nos aperfeiçoar usando de toda a paciência, pois temos uma carreira pela frente que não pode ser negligenciada. Essa carreira é uma carreira de serviços os quais envolvem também sofrimentos. Tudo o que fazemos no bom sentido ou no mal sentido sempre é observado tanto no reino físico, como no reino espiritual. E entre todos estes espectadores tem os que torcem a favor e os que torcem contra. Assim não podemos decepcionar aqueles que torcem ao nosso favor.
 
5 – QUEM TEM VIRTUDE SE ESFORÇA EM FALAR DA PALAVRA DE DEUS - Filipenses 2.16 Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. – Salmos 126.6 Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.
Devemos sempre nos esforçar em anunciar a palavra da vida, palavra essa que é assim chamada porque nos propõe a vida eterna por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Deixar de se esforçar em anunciar essa palavra é uma ofensa a Cristo que deu a sua vida em sacrifício para que esta palavra fosse anunciada. É nosso dever reter esta palavra em nosso próprio benefício, mas também entregá-la em benefício dos outros. Se não houver esforço em entregar esta palavra estaremos correndo em vão ou fazendo sacrifício de tolos. Temos a responsabilidade de semear a palavra de Deus em qualquer circunstância em que estivermos vivendo, seja estando em prosperidade ou em dificuldade. Esse é um trabalho que envolve uma grande batalha espiritual, pois ganhar almas para o reino de Deus não é, e nunca será uma tarefa fácil, isso porque todos que se empenham nesse propósito enfrentam um grande combate contra o reino das trevas. Quem milita, deve militar legitimamente, mesmo diante de perseguições ou sofrimentos e só consegue ir adiante aqueles que tem a virtude de salvo em Cristo.
6 – QUEM TEM VIRTUDE SE ALEGRA EM SERVIR OS SEUS IRMÃOS NA FÉ - Filipenses 2.17 E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós. – I Pedro 4.10 Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
Paulo se considerava feliz em anunciar o evangelho de Cristo, tanto que mesmo diante de todo o sofrimento pelo qual passava a sua alegria era honrar o nome de Cristo. Mas não somente isso, pois a sua felicidade se completava no seu esforço em edificar a igreja e o bem-estar da alma dos homens, isso correndo riscos e disposto a enfrentar qualquer sacrifício mesmo envolvendo a sua própria vida. Diante do exemplo de todos esses homens de Deus que se esforçaram até a morte, não podemos ficar de braços cruzados sem qualquer disposição de fazer a obra de Deus. As tentações não prevalecem contra aqueles que têm a virtude de um salvo em Cristo, porque quem é salvo em Cristo vive fazendo a vontade de Deus, e assim consegue resistir a toda concupiscência e desejo. A verdadeira conversão provoca uma mudança no coração e na vida de todo aquele que passou por esse processo. O verdadeiro crente tem e deve ter a virtude de um salvo em Cristo, isso porque um salvo tem a mente transformada e um comportamento bem visto e testificado por todos.
7 – QUEM TEM VIRTUDE SE DESGASTA COM PRAZER EM FAZER A OBRA - Filipenses 2.18 E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo. – 2 Coríntios 4.16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
Quem tem a virtude de um salvo em Cristo sabe usar essa virtude de uma forma que agrada a Deus, isso porque quem é genuíno nesse sentido sempre tem motivos para se regozijar no seu serviço para o reino de Deus mesmo que seja em meio de toda tribulação. Quem tem virtude sempre está disposto e vive numa entrega total para o bem-estar de todos sabendo da sua condição diante de Deus. Todos nós temos um homem exterior e um interior, ou seja, um corpo e uma alma. O homem exterior foi feito para morrer e a nossa deterioração do homem exterior contribui para a renovação do homem interior, desde que as aflições exteriores sejam motivo de ganho para o nosso interior. Paulo disse que quando estava fraco é que ele estava forte, numa alusão a todos os seus sofrimentos exteriores que enfrentava e isso na realidade contribuía para o seu fortalecimento interior. Quem tem a virtude como salvo em Cristo tem uma boa obra a realizar constantemente com consciência de que todo esforço empregado nisso, nos tornará cada vez melhor a cada dia.
 
Obs: Esboço é elaborado exclusivamente pelo texto da (Leitura Bíblica em Classe).

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel - Th.M.
AJUDEM A DIVULGAR ESTA OBRA - COPIE A URL DO SITE E DIVULGUE POR EMAIL E OUTROS MEIOS.
QUALQUER DOAÇÃO É MUITO BENVINDA
Faça a sua doação por
um dos meios ao lado>
 
Banco Itaú  Agência 9184 
 Conta corrente  05524-3
 
AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO

Lição 5 - 4 de agosto de 2013
Texto Áureo: Filipenses 2.13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
Leitura Bíblica em Classe: Filipenses 2.12-18

ATITUDES DE QUEM TEM VIRTUDE DE SALVO EM CRISTO

1 – QUEM TEM VIRTUDE ZELA POR SUA SALVAÇÃO COM CONSTÂNCIA - Filipenses 2.12 De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; - I Tessalonicenses 5.8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;

2 – QUE TEM VIRTUDE DEIXA DEUS OPERAR SUA VONTADE SOBERANA - Filipenses 2.13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. – Hebreu 13.21 Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.

3 – QUEM TEM VIRTUDE FAZ A OBRA COM ATITUDE IRREPREENSÍVEL - Filipenses 2.14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; - Colossenses 3.13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.

4 – QUEM TEM VIRTUDE TESTIFICA COMO UM VERDADEIRO CRENTE - Filipenses 2.15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; - Hebreus 12.1 PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,

5 – QUEM TEM VIRTUDE SE ESFORÇA EM FALAR DA PALAVRA DE DEUS - Filipenses 2.16 Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. – Salmos 126.6 Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

6 – QUEM TEM VIRTUDE SE ALEGRA EM SERVIR OS SEUS IRMÃOS NA FÉ - Filipenses 2.17 E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós. – I Pedro 4.10 Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

7 – QUEM TEM VIRTUDE SE DESGASTA COM PRAZER EM FAZER A OBRA - Filipenses 2.18 E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo. – 2 Coríntios 4.16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
 
 
 
l