Home   Agenda   Escola Dominical   Estudos Bíblicos   Contato
Escola Dominical - Esboços da EBD


Lições Bíblicas do 4º Trimestre de 2012 - CPAD - Jovens e Adultos
 
 
 
 
 
Os Doze Profetas Menores
Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de Cristo
AGEU - O COMPROMISSO DO POVO DA ALIANÇA
Lição 11 - 16 de Dezembro de 2012
Texto Áureo: Mateus 6.33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
Leitura Bíblica em Classe: Ageu 1.1-9
 
O FIEL COMPROMISSO COM DEUS É GARANTIA DE PROVISÃO
 
Introdução: Quando os judeus voltaram do cativeiro babilônico, o profeta Ageu é levantado por Deus para chama-los a atenção diante do comportamento descompromissado com os preceitos divinos e também sobre a falta de responsabilidade com a obra. Deus através do profeta exorta o povo para que voltassem a se despertar para o compromisso com o seu Senhor. A repreensão divina é pelo povo ter abandonado o compromisso de reconstruir o Templo. Muitos que vem para os caminhos do Senhor não compreendem que a obra de Deus é uma prioridade e, ao contrário disso, em total descaso com as coisas de Deus preferem priorizar somente as suas próprias coisas deixando a vontade do Senhor em segundo plano. Geralmente quando uma relativa calmaria se instala e as coisas começam a caminhar bem na vida do crente, ele acaba esfriando em sua vida espiritual, deixando em segundo plano a vontade de Deus para sua vida e dedicando-se tão somente à concretização de seus projetos pessoais. Quando isso acontece, muitas vezes Deus permite que adversidades nos sobrevenham para que nos voltemos para Ele e nos lembremos de honrar o compromisso que fizemos com o Senhor. As prioridades divinas devem estar sempre acima das nossas prioridades se quisermos ter uma vida próspera e abençoada.
1. TER COMPROMISSO É MOSTRAR DISPONIBILIDADE COM A OBRA DIVINA - Ageu 1.2 Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada.
* O descompromissado sempre encontra desculpa para não fazer a obra – Lucas 14.18 E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
A desculpa pode ser definida com um invólucro de motivos recheado de mentiras. Quem sabe inventar desculpas normalmente não sabe fazer outras coisas mais pois na realidade em se tratando de cristãos, demonstram explicitamente a sua má vontade para com as coisas do reino de Deus. Dificilmente imaginamos Deus expressando sua ira justa contra os que rejeitam seus convites amáveis, entretanto não se pode abusar da paciência dele tratando com descaso as advertências que ele faz. Nós podemos ter coisas boas para usufruir quando a nossa condição financeira assim permite, mas, essas coisas boas não podem servir de empecilho para participarmos de coisas melhores e coisas melhores são aquelas que Deus tem preparado para nós. Aos olhos dos outros podemos demonstrar sucesso ou ostentação mostrando que somos bem sucedidos, mas aos olhos de Jesus Cristo, nessa condição somos um fracasso total.
2. TER COMPROMISSO É SE DEDICAR DE CORAÇÃO NAS COISAS DO REINO - Ageu 1.4 Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?
* O indiferente com as coisas do reino mostra um espírito desobediente – Apocalipse 3.15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Onde está o nosso coração, é também onde se encontra o nosso tesouro. Deus sempre através dos seus profetas procura desmascarar a indiferença, o egoísmo e a desobediência daqueles que não querem ter um compromisso sério com as coisas do seu reino. Mornidão ou indiferença em relação a sua religiosidade é a pior condição que um crente pode estar. A religião é algo real e incontestável, e por isso devemos levá-la com a máxima seriedade se quisermos verdadeiramente estar trilhando nos caminhos da fé, caso contrário estaremos perdendo tempo. A nossa fé em Jesus Cristo é algo muito digno e deve ser levado a sério sem qualquer indiferença ou negligência. O povo de Israel foi repreendido por Deus através do profeta Elias pela seguinte exortação: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos". Não existe lugar para a neutralidade, ou está servindo a Deus ou ao Diabo. É preciso entender que Cristo não suporta a mornidão por muito tempo, pois isso é nauseante a Ele.
3. TER COMPROMISSO É MOSTRAR DEVOÇÃO POR TODAS BENÇÃOS DIVINAS - Ageu 1.5 Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.
* O beneficiário deve se sentir grato e refletir as causas da sua gratidão – Salmos 116.12 Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?
O coração geralmente representa a sede dos pensamentos. Para uma pessoa se sentir grata ela deve refletir nas causas da sua gratidão. Devemos analisar a natureza dos nossos atos pelos resultados obtidos deles e assim saber se estamos realmente fazendo a vontade de Deus. As misericórdias do Senhor são tão grandes e verdadeiras para os que reconhecem isso, que muitas vezes ficamos nos perguntando; como eu posso retribuir tudo o que Ele me tem feito. A única forma de retribuirmos é o amando verdadeiramente e colocando a nossa vida para servi-lo de todo o nosso coração e de toda a nossa alma, e mesmo assim ainda será pouco. A nossa vida deve ser dedicada ao Senhor em troca das bênçãos recebidas na salvação.
4. TER COMPROMISSO É PRIORIZAR O REINO E NÃO AS SUPERFICIALIDADES - Ageu 1.6 Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.
* O negligente que deixa Deus esquecido todo seu trabalho será sem lucro – Mateus 6.33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 
Muitos não poupam esforços para assegurar a prosperidade própria. Quando Deus é esquecido, todo o trabalho é sem lucro, pois não está debaixo das bênçãos divina. O materialismo escraviza os corações. Podemos nos tornar prisioneiros de coisas materiais se não estivermos libertos e controlados pelo Espírito Santo. Se o coração ama as coisas materiais e coloca o lucro nesta terra acima dos investimentos no céu, o único resultado possível é um trágico prejuízo espiritual. Se ficarmos só ajuntando riquezas para nós mesmos e deixando em segundo plano o reino de Deus, corremos o risco de grandes prejuízos materiais, e também de um empobrecimento espiritual. Se o nosso objetivo de vida é o enriquecimento material, experimentaremos escuridão interior. Mas se nosso alvo é servir a Deus e glorificá-lo, haverá luz interior. Quando há escuridão onde deveria haver luz, estamos sendo controlados pelas trevas, pois a nossa conduta determina os resultados ou positivos ou negativos.
5. TER COMPROMISSO É ESTAR NA OBEDIÊNCIA DETERMINADA POR DEUS - Ageu 1.8 Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor.
* O zeloso na obra não se preocupa em fazer coisas grandes e sim coisas boas – Gálatas 4.18 É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco.
Deus promete que toda a obediência resulta em sua aprovação e, é nessa condição que estamos debaixo das suas bênçãos. O crente deve exercer somente aquilo que é bom. O zelo somente é bom quando é do bem. Aqueles que são zelosamente afetados paa aquilo que é errado acabarão causando um dano maior. Sempre é bom ser zeloso do bem; não somente por um período, ou de vez em quando, mas, sempre constantemente. A igreja ficaria mais fortalecida se essa regra fosse mais observada no meio cristão. Muitos se preocupam em crescer cada vez mais, não importando os meios que usa para conseguir isso. Essa não é uma obra consistente, pois tem deixado muitos para trás pelos testemunhos negativos que produzem. Se formos fieis no pouco sobre o muito o Senhor nos colocará.
6. TER COMPROMISSO É NÃO VIVER BUSCANDO OS PRÓPRIOS INTERESSES - Ageu 1.9 Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa.
* O egoísta na ânsia de querer mais para si, ignora os interesses do Senhor – Filipenses 2.21 Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.
A indiferença do povo pelas coisas espirituais, quase sempre trás consequências desastrosas. Se corrermos só em busca dos nossos interesses egoístas, ignorando os interesses do Senhor, certamente colheremos resultados negativos com isso. Buscar o nosso próprio interesse e negligenciar o interesse de Jesus Cristo é um pecado muito sério e muito comum entre os cristãos e ministros. Muitos estão preferindo buscar a sua própria glória, seu bem-estar e segurança, deixando de lado a verdade, a santidade e o dever com as coisas do reino. Estão preferindo as coisas que trazem prazer e reputação antes das coisas do Reino de Deus e sua honra e interesse no mundo. Deus revela pela sua palavra a quem age dessa maneira, que não ficarão impune diante dele.

 

O esboço é elaborado pelo texto bíblico da lição.   

Pastor Adilson Guilhermel 

   

 

AGEU - O COMPROMISSO DO POVO DA ALIANÇA

Lição 11 - 16 de Dezembro de 2012

Texto Áureo: Mateus 6.33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Leitura Bíblica em Classe: Ageu 1.1-9

 

O FIEL COMPROMISSO COM DEUS É GARANTIA DE PROVISÃO

 

1. TER COMPROMISSO É MOSTRAR DISPONIBILIDADE COM A OBRA DIVINA - Ageu 1.2 Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada.

* O descompromissado sempre encontra desculpa para não fazer a obra – Lucas 14.18 E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.

2. TER COMPROMISSO É SE DEDICAR DE CORAÇÃO NAS COISAS DO REINO - Ageu 1.4 Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?

* O indiferente com as coisas do reino mostra um espírito desobediente – Apocalipse 3.15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

3. TER COMPROMISSO É MOSTRAR DEVOÇÃO POR TODAS BENÇÃOS DIVINAS - Ageu 1.5 Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.

* O beneficiário deve se sentir grato e refletir as causas da sua gratidão – Salmos 116.12 Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?

4. TER COMPROMISSO É PRIORIZAR O REINO E NÃO AS SUPERFICIALIDADES - Ageu 1.6 Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.

* O negligente que deixa Deus esquecido todo seu trabalho será sem lucro – Mateus 6.33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 

5. TER COMPROMISSO É ESTAR NA OBEDIÊNCIA DETERMINADA POR DEUS - Ageu 1.8 Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor.

* O zeloso na obra não se preocupa em fazer coisas grandes e sim coisas boas – Gálatas 4.18 É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco.

6. TER COMPROMISSO É NÃO VIVER BUSCANDO OS PRÓPRIOS INTERESSES - Ageu 1.9 Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa.

* O egoísta na ânsia de querer mais para si, ignora os interesses do Senhor – Filipenses 2.21 Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.

 

 

O esboço é elaborado pelo texto bíblico da lição.  

Pastor Adilson Guilhermel

Se você tem visão missionária, não fique só na visão, comece a por em prática ajudando a divulgar esse trabalho. Não se esqueça que essa obra precisa da tua ajuda financeira. E isso você pode fazer em gratidão a este trabalho.

ABENÇOE ESTA OBRA COM UMA DOAÇÃO FINANCEIRA.
SEJA GRATO COM QUEM COLABORA COM VOCÊ TODA SEMANA
Quer a benção do dízimo e não sabe onde entregá-lo? Envie para este Ministério - SEJA DIZIMISTA FIEL !  "Pois O FIEL será cumulado de bênçãos " (Prov. 28: 20)



Banco Itaú  Agência 9184  Conta corrente  05524-3
 
 
Assembléia de Deus - Ministério Redenção
 
 
l