Home   Agenda   Escola Dominical   Estudos Bíblicos   Contato
Escola Dominical - Esboços da EBD

Lições do 4º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos
 Sabedoria de Deus para uma vida vitoriosa
A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
 

LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS

Lição 12 - 22 de Dezembro de 2013
Texto Áureo: Eclesiastes 11.1 Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.
Leitura Bíblica em Classe: Eclesiastes 11.1-10

APRENDA A NÃO DESPERDIÇAR AS OPORTUNIDADES QUE DEUS TE DÁ

 

Introdução: Lançar no sentido interpretativo do texto aponta para uma ação ou atitude que alguém deve fazer não no sentido literal como vemos no texto, mas com uma atitude que envolva a fé. A bíblia mostra que os resultados dessa ação serão surpreendentes aos nossos olhos e aos olhos de muitos, e os resultados dessa atitude vem testificar que o justo vive pela fé e quem vive pela fé sempre obterá muitos resultados. A vida do cristão militante é, e sempre será uma aventura de fé e nessa aventura cheia de obstáculos e dificuldades, temos um Deus que deseja que desfrutemos das suas dádivas tanto no sentido de receber como no sentido de abençoar outras pessoas. As nossas decisões nunca serão sensatas se não estiverem na direção de Deus, pois é Ele que nos dá sabedoria suficiente para tomarmos decisões que nos beneficiarão como também a outros, isso porque, temos a obrigação de sermos liberais e generosos distribuindo parte daquilo que conquistamos debaixo das bênçãos divinas. A vida cristã não pode ser exclusivista, pois fazemos parte de um corpo espiritual cujo cabeça é Cristo e um comportamento exclusivista não é compatível para estar integrado a este corpo. Todos os esforços humanos são inerentemente vãos quando não envolvem o reino de Deus, porém nós que servimos ao Senhor devemos aplicar todo o nosso esforço mesmo que a princípio não percebamos os seus resultados, mas temos que acreditar que tudo que fazemos por fé resultará cedo ou tarde em recompensas da parte de Deus.  

I- CRENTE QUE NÃO TEM ESPÍRITO EMPREENDEDOR NADA PRODUZ

1. Semeie sem ficar aguardando circunstâncias ideais, tenha fé e enfrente os riscos - Eclesiastes 11.1 LANÇA o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. - Salmos 126:6 - Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

Quem vive pela fé aprende a esperar o inesperado, pois sabe que viver pela fé é uma aventura constante sem espaço para monotonia. Numa visão mais literal é contado que os agricultores egípcios aproveitavam a cheia do rio Nilo, ocasião em que suas águas avançavam pelas áreas secas e lançavam as sementes de arroz sobre as águas às quais no momento desapareciam de vista, porém algum tempo mais tarde quando as águas baixavam, os resultados eram surpreendentes, pois toda aquela semente havia germinado proporcionando com isso uma grande colheita. Crente não pode ficar de braços cruzados esperando o tempo passar, pois isso nos classifica como servos maus e negligentes. O crente deve arregaçar as mangas, pois o trabalho é sempre uma bênção, e não uma maldição. Ninguém pode colher sem antes haver semeado. Algumas vezes aquilo que semeamos demora em aparecer os frutos, mas quando fazemos isso com fé o resultado sempre virá com o passar do tempo. A promessa de Deus quanto a isso jamais falhará, pois há seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos, ou seja, se não desistirmos no meio do caminho.

2. Semeie com diversidade, pois se alguma semente não vingar, outras irão vingar - Eclesiastes 11.2 Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra. - Lucas 6:38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

Nada sabemos daquilo que o tempo futuro nos reserva, mas isso não é motivo para ficarmos preocupados ou amedrontados ao ponto de não sabermos o que fazer, ou simplesmente deixar que as coisas aconteçam naturalmente sem qualquer participação de nossa parte. O fato de desconhecermos o que vem pela frente é motivo de termos mais cuidado e planejamento com aquilo que fazemos. Uma das coisas que da garantias futuras é não ficarmos focados somente em uma atividade, pois se essa não der certo o nosso futuro ficará prejudicado. Porém se diversificarmos as nossas atividades elas serão uma garantia sólida para o nosso futuro. Todo esforço que fizermos em benefício próprio, mas também em benefícios de outros sejam familiares ou pessoas que necessitam é olhado por Deus como atitudes que o agradam e não ficaremos sem as suas recompensas. O nosso progresso depende muito daquilo que fazemos para agradar a Deus.  

II. CRENTE QUE NÃO TEM INICIATIVA NÃO ALCANÇA OS SEUS IDEAIS
1. Aproveite as oportunidades do tempo presente, pois o passado não muda - Eclesiastes 11.3 Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará. - Filipenses 3:13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,

Uma árvore derrubada vira coisa do passado, pois não será possível reergue-la novamente para ter vida, porém as nuvens estão em constante movimento e assim deve ser a nossa vida. Tem muita gente que fica de braços cruzados esperando as coisas acontecerem e quem age assim nunca alcançará nada na vida, mas aquele que se arregaçam as mangas e dispõe a ir à luta em qualquer circunstância certamente tem grandes possibilidades de sucesso naquilo que faz. Se ficarmos vivendo do passado nunca chegará a lugar algum porque o que passou, passou e não volta mais. Se recordarmos o nosso passado lembraremos que já tivemos sucesso, fracassos, alegria, tristeza, desapontamento, consolo; mas devemos entender que tudo isso é passado e o único benefício que podemos tirar de tudo isso é a experiência que adquirimos. Temos um alvo a atingir e pelo que sabemos o alvo fica na frente e não atrás, e se quisermos atingir o alvo temos que olhar sempre para frente e assim seremos bem sucedidos.

2. Aproveite as oportunidades com o uso da fé, mesmo quando tudo está difícil - Eclesiastes 11.4 Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. - Provérbios 13:4 A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta.

Se as circunstâncias parecem desfavoráveis temos que ter fé para dar o primeiro passo, o que não podemos é ficar encontrando desculpas para protelar as coisas ou não fazer nada. Não podemos ficar aumentando cada dificuldade e fazendo dela uma grande montanha, com objeções e imaginações pessimistas de que tudo vai dar errado. Quem é dissuadido e desestimulado por dificuldades pequenas jamais levarão a efeito qualquer coisa que pode ser proveitosa para a sua vida. Se ficarmos temerosos só observando as coisas sem qualquer ação perderemos grandes oportunidades. Devemos entender que Deus abençoa todos os nossos esforços naquilo que é útil. Tem crente que deseja as coisas, mas nada faz para conquistá-las e acabam cobiçando aquilo que os outros conquistam. O desejo do preguiçoso que deveria servir para estimulá-lo acaba virando um tormento na sua vida. Aqueles que trabalham e se esforçam desfrutará dos resultados do seu esforço. Os ociosos não sabem os benefícios que podem alcançar se forem a luta, mas infelizmente a maioria prefere ficar na ociosidade nutrindo um sentimento invejoso daqueles que prosperam.

III. CRENTE QUE NÃO TEM FÉ E ESPERANÇA PRECISA DE SABEDORIA
1. Devemos ter fé na palavra, pois Deus tem um propósito para todas as coisas - Eclesiastes 11.5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. - Isaías 55:8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.

Deus tem um tempo e um propósito para todas as coisas e devemos viver pela fé acreditando e tomando posse da sua palavra. É preciso que a cada dia possamos usar a palavra de Deus com sabedoria para que tudo que fizermos tenha êxito. Deus trabalha de acordo com os seus conselhos da sua sabedoria insondável, e podemos estar certo de que Ele cumprirá a sua palavra de promessa, ainda que não revele os meios do seu agir, pois Ele faz como quer e não como nós queremos. Tem muita gente que não alcançando aquilo que buscam tem a ousadia de murmurar até mesmo contra Deus e não é sábio criticar as determinações e os seus modos de agir, pois seus caminhos e pensamentos vão muito além de nossa limitada compreensão. Não podemos ver Deus como se fosse igual a nós e acharmos que Ele pensa e age da mesma forma como pensamos ou agimos.

2. Devemos produzir tudo que podemos, certo que alguma coisa Deus abençoará - Eclesiastes 11.6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas. - Gálatas 6:9 E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

Devemos realizar as tarefas que estão ao nosso alcance usando o nosso tempo com sabedoria sem desperdiçá-lo com coisas fúteis ou improdutivas, crendo que Deus abençoará pelos menos algumas dessas tarefas que cumprimos. Devemos aproveitar o tempo para investir naquilo que trará dividendo amanhã. Não podemos viver encontrando desculpas em qualquer parte do nosso dever com a intenção de protelá-lo, assim também como não devemos nos cansar em nossos deveres. Muitos têm a tendência em desanimar ou cansar daquilo que faz principalmente no que concerne ao reino de Deus. A bíblia é clara quando diz que a seu tempo ceifaremos se não houvermos desfalecido. A promessa de uma recompensa aponta para aqueles que não desistem ou param no meio do caminho. Seremos recompensados no devido tempo. Se cansarmos, e nos afastarmos dos nossos deveres, não apenas deixaremos escapar essa recompensa, mas perderemos tudo aquilo que já fizemos. Os que se esforçam verão que valerá a pena ter passado por todas as dificuldades.

IV. CRENTE QUE NÃO TEM CONSCIÊNCIA DA VIDA, NÃO TEM FUTURO
1. Ao despertarmos devemos aproveitar a cada dia como uma dádiva de Deus - Eclesiastes 11.7 Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol. - Tiago 1:17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

Precisamos aprender a nos lembrar que toda vez ao despertarmos pela manhã que cada dia é uma dádiva de Deus e devemos aproveitá-lo integralmente com aquilo que é útil. Agradeça a Deus a cada dia e peça a Ele que lhe ajude a usá-lo com sabedoria e entendimento para que cada dia seja um dia produtivo e assim sempre teremos a expectativa pelo outro dia para produzirmos muito mais ainda. Deus é o Pai das luzes e imutável; Ele da sabedoria a quem busca, pois todas boas dádivas provem dele. Ele é a luz que acende a nossa fé e pela fé entendemos que nada temos de bom, a não ser o que recebemos de Deus. Precisamos reconhecer Deus como o autor de todas as capacidades e perfeições que há em nós se confiarmos os nossos caminhos a Ele.  

2. Somente os caminhos divinos é que podem satisfazer o coração do homem - Eclesiastes 11.8 Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade. - Provérbios 16:9 O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.

Temos que desfrutar dos momentos bons que a vida nos proporciona, não com desfrutes pecaminosos, mas com desfrutes que proporcionem a nós e aos nossos a felicidade que temos direito desde que não implique em nossa comunhão com Deus. A vida é curta e tudo são momentos, pois em algum tempo deixaremos de existir nessa terra e temos que estar preparado para o porvir, pois quem não está preparado o destino será as trevas que substituirão a deliciosa luz dessa vida. Se os homens considerarem seu caminho, de modo a fazer tudo para glorificar o nome do Senhor e se preparar para o seu estado eterno, tendo como objetivo obedecer a palavra de Deus em toda a sua íntegra, então poderá esperar que verdadeiramente Ele dirija os seus passos pelo Espírito Santo. A cada passo que dermos devemos estar sendo dirigidos pelos olhos de Deus, não só nas reviravoltas da vida como muitos fazem.

3. Se refrearmos o pecado temos comunhão com Deus que preenche nosso vazio - Eclesiastes 11.9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. - 1 Timóteo 6:17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;

A nossa vida deve ser vivida com moderação, pois nem sempre podemos fazer o que os nossos olhos pedem ou cobiçam. Se não vigiarmos a nossa conduta e nos entregarmos a uma vida dissoluta sofreremos os inevitáveis julgamentos divinos. Quem tem possibilidades e posses devem fazer o bem com o que têm para que enriqueçam em boas obras. Para que repartam de boa mente, porque Deus ama o que dá com alegria. Devemos saber que iremos para outra dimensão ao sairmos desse mundo e precisamos estar assegurados da nossa eternidade com Cristo. Deus não se agrada da soberba, da vã confiança em suas riquezas, nem da altivez daqueles que conseguem alguma prosperidade financeira.

4. É estupidez desperdiçar oportunidades, deixando de se preparar para o futuro - Eclesiastes 11.10 Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade. - 2 Coríntios 7:1 Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

Quem quer ter uma velhice próspera deve começar logo cedo na vida, pois muitos têm o pensamento que por ser jovem devem aproveitar a vida esquecendo que o tempo passa rapidamente e quando cai em si, se arrependerá de quanto tempo desperdiçou. Quando começamos cedo na vida evitaremos coisas que serão problemas no futuro. Aquele que desvairadamente busca uma vida dissoluta, não sabe o mau que está causando a si próprio e esquece que Deus nos condiciona a vivermos para a sua justiça e santidade, para que sejamos santos como Ele é santo e perfeitos como nosso Pai no céu é perfeito.



ELABORADO PELO PASTOR ADILSON GUILHERMEL

 
SE SENTIR DE ABENÇOAR ESTA OBRA COM UMA OFERTA USE UM DOS MEIOS ABAIXO
Faça a sua doação por
um dos meios ao lado>
 
Banco Itaú  Agência 9184 
 Conta corrente  05524-3
 
LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS

Lição 12 - 22 de Dezembro de 2013
Texto Áureo: Eclesiastes 11.1 Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.
Leitura Bíblica em Classe: Eclesiastes 11.1-10

APRENDA A NÃO DESPERDIÇAR AS OPORTUNIDADES QUE DEUS TE DÁ

I- CRENTE QUE NÃO TEM ESPÍRITO EMPREENDEDOR NADA PRODUZ
1. Semeie sem ficar aguardando circunstâncias ideais, tenha fé e enfrente os riscos - Eclesiastes 11.1 LANÇA o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. - Salmos 126:6 - Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.
2. Semeie com diversidade, pois se alguma semente não vingar, outras irão vingar - Eclesiastes 11.2 Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra. - Lucas 6:38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.
II. CRENTE QUE NÃO TEM INICIATIVA NÃO ALCANÇA OS SEUS IDEAIS
1. Aproveite as oportunidades do tempo presente, pois o passado não muda - Eclesiastes 11.3 Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará. - Filipenses 3:13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
2. Aproveite as oportunidades com o uso da fé, mesmo quando tudo está difícil - Eclesiastes 11.4 Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. - Provérbios 13:4 A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta.
III. CRENTE QUE NÃO TEM FÉ E ESPERANÇA PRECISA DE SABEDORIA
1. Devemos ter fé na palavra, pois Deus tem um propósito para todas as coisas - Eclesiastes 11.5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. - Isaías 55:8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
2. Devemos produzir tudo que podemos, certo que alguma coisa Deus abençoará - Eclesiastes 11.6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas. - Gálatas 6:9 E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
IV. CRENTE QUE NÃO TEM CONSCIÊNCIA DA VIDA, NÃO TEM FUTURO
1. Ao despertarmos devemos aproveitar a cada dia como uma dádiva de Deus - Eclesiastes 11.7 Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol. - Tiago 1:17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
2. Somente os caminhos divinos é que podem satisfazer o coração do homem - Eclesiastes 11.8 Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade. - Provérbios 16:9 O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.
3. Se refrearmos o pecado temos comunhão com Deus que preenche nosso vazio - Eclesiastes 11.9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. - 1 Timóteo 6:17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;
4. É estupidez desperdiçar oportunidades, deixando de se preparar para o futuro - Eclesiastes 11.10 Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade. - 2 Coríntios 7:1 Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

ELABORADO PELO PASTOR ADILSON GUILHERMEL
 
 
 
l