Home   Agenda   Escola Dominical   Estudos Bíblicos   Contato
Escola Dominical - Esboços da EBD

Lições do 4º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos
  
 
 

Sabedoria de Deus para uma vida vitoriosa
A atualidade de Provérbios e Eclesiastes

TEMA A DEUS EM TODO O TEMPO

Lição 13 -
29 de Dezembro de 2013

Texto Áureo: Eclesiastes 12.13 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.

Leitura Bíblica em Classe: Eclesiastes 12.1-8

QUEM TEME A DEUS É AQUELE QUE DÁ PRIMAZIA A ELE

 

Introdução: Temer a Deus ao contrário do que muitos pensam, não é ter medo dele e sim uma forma de reverenciá-lo e adorá-lo. O texto bíblico a qual estamos estudando é uma admoestação para temer a Deus, e isso significa uma atitude de reverência que todo cristão autêntico deve demonstrar para com  Ele. Deus deve ser reverenciado por tudo que Ele é, e o que representa em nossas vidas, por isso é preciso que devotemos todo nosso amor e respeito pela sua onipotência, onipresença e onisciência. Quem teme ao Senhor é obediente e cumpridor da sua palavra e não vive brincando com o pecado. Aquele que teme a Deus de verdade não tem medo de nenhuma outra coisa; ao passo que, quando não tememos a Deus, temos medo de tudo. Salomão escreveu esse livro já no final da sua jornada aqui na terra e ele mesmo retrata a sua própria situação como um idoso que não dedicou todo o seu tempo ao Senhor, vindo a fazê-lo no final da sua carreira. Como sabemos Salomão reinou e governou o mundo da época. Era um homem extremamente político fazendo alianças com centenas de governantes, tanto que para selar estas alianças ele desposava as filhas desses governantes chegando ao ponto de ter seiscentas esposas e mais quatrocentas concubinas. Com um reino próspero e sem guerras ele promovia grandes banquetes que duravam semanas sempre que recebia a visita dos governantes convidados ou os que o visitavam. Com isso no vigor da sua vida física ele não dedicava tempo para o Senhor e chegou até oferecer sacrifícios a deuses pagãos juntamente com as suas mulheres idólatras. Quando chega a velhice e começa a perder o vigor físico é que ele começa a se lembrar de Deus e com isso teve inspiração para compor o livro de Eclesiastes que é um retrato das experiências da vida de Salomão.

I. TEMOS QUE DAR O MELHOR DE NÓS PARA DEUS POR TODA A VIDA
1. Dedique o melhor da juventude a Deus e não o resto da tua velhice - Eclesiastes 12.1 LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; = Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Efésios 5:16

Salomão usa a si próprio como um exemplo a não ser seguido, pois com a sua vida regalada por grandes festas e banquetes ele desperdiçou a maior parte da sua vida com os seus deleites e prazeres, tempo esse que ele como diz deveria ter sido dedicado ao Senhor e não o fez vindo fazê-lo somente quando chegou a velhice. Quantos crentes estão nessa situação por falta de temor a Deus, se preocupando consigo mesmo e usando da mentalidade de que quando ficar velho é que vai se dedicar mais ao Senhor. Quantos que estão ativos nos seus trabalhos e usam o trabalho como desculpa para não dedicar algum tempo para Deus não remindo o seu tempo. Alguns chegam a dizer que vão esperar se aposentar para começar a servir a Deus. É preciso lembrar aos que usam esse argumento estúpido que Deus não quer resto de ninguém, pois Ele merece e sempre merecerá o melhor de nós.

2. Temos só um tempo de vida neste mundo e deve ser dedicado a Deus - Eclesiastes 12.2 Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; = O temor do Senhor aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados. Provérbios 10:27

A nossa vida é curta, mas é o tempo suficiente que Deus dá ao homem para decidir onde quer passar a sua eternidade, ou seja, no céu o no inferno. Quem aceita a Cristo deve se enquadrar naquilo que ele condicionou que é tomar a sua cruz e segui-lo. Algo muito promissor para o crente está em ter a sua mão no arado, pois o Senhor renova as nossas forças a cada manhã para que possamos estar empenhados na sua obra. Quem serve a Deus com temor é detentor dessa promessa de ter mais anos de vida concedidos por Ele. Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:31

I. QUANDO NÓS NASCEMOS JÁ ESTAMOS CAMINHANDO PARA A MORTE
1. Chegará o dia que começaremos a cair em pedaços como uma casa velha - Eclesiastes 12.3 No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas; = Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Tiago 4:14

Esse é o processo da vida física da qual ninguém pode se livrar, a não ser que morra antes da velhice. Toda a matéria criada ou formada ao longo dos anos vai envelhecendo e se deteriorando. Assim também está condicionado todo ser humano, seja salvo ou perdido. O vigor físico vai diminuindo gradativamente principalmente para aqueles que levam uma vida dissoluta, e isso já não acontece com aqueles que se cuidam fisicamente e podem garantir uma velhice mais saudável. Em nosso limitado entendimento podemos ter a intenção de ter ou fazer, porém muitas coisas podem impedir tudo aquilo que planejamos ou pensamos fazer. Todos os eventos futuros para todos é uma escuridão, pois o futuro de cada um só Deus é que sabe. A bíblia diz que a nossa vida é como um vapor mostrando que não podemos ter qualquer certeza dela, visto que se dissipa e se vai. Agora é preciso entender que a vida se desvanece neste mundo, mas há uma vida continua no outro mundo; e dada a sua incerteza, cabe a nós nos prepararmos e fazermos provisão para a vida por vir.   

2. Chegará o dia que a velhice nos impedirá até mesmo de levantar e andar - Eclesiastes 12.4 E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem. = Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. Salmos 90:10

Salomão teve uma velhice abreviada por ter se dado aos prazeres da carne totalmente desmedidos. Ele não se lembrou do criador nos dias áureos da sua juventude e isso nos dá uma boa razão de entendermos quando ele disse para lembrarmos-nos do nosso Criador nos dias da nossa mocidade, para que Ele possa lembrar-se de nós com favor quando os dias maus vierem, e assim recebermos Dele os consolos que amenizarão os problemas da velhice. Terminamos os anos como um breve pensamento. Esse é o preço que a humanidade paga por causa do pecado e não vê mais a longevidade do tempo anti-diluviano. Isso é o resultado da ira de Deus, que nos faz lembrar que o salário do pecado é a morte. Deveria ser motivo de preocupação de todos ao ver que o tempo passa tão depressa. Isso deve ser um motivo  muito forte para todos refletirem acerca da sua condição diante de Deus. Agora para quem tem Cristo na sua vida deve pedir a Ele sabedoria para ser um bom discípulo e exercer a mordomia do tempo e aproveitar todas as oportunidades concernentes ao serviço do seu reino. Ninguém conta a sua idade em dias, mas em anos e por isso devemos viver um dia de cada vez, pois não sabemos quantos dias nos restam. Uma vida bem sucedida é aquela constituída de dias bem sucedidos em temor ao Senhor.

III. É PRECISO SABER QUE DEUS NOS DEU UMA BREVE VIDA FÍSICA
1. A vida é imprevisível para ela se extinguir é como uma luz que se apaga - Eclesiastes 12.5 Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; = Que homem há, que viva, e não veja a morte? Livrará ele a sua alma do poder da sepultura? Salmos 89:48

Uma alma sem Deus vive cheia de temores e ansiedades, principalmente quando a velhice chega. É quando vêm os problemas de ordem orgânica e na estrutura física que acabam trazendo vários medos no idoso. Algumas pessoas mais velhas suportam melhor os efeitos da idade, porém não tem como negar que a idade avançada principalmente sem Cristo será dias maus e de pouco prazer. Temos sempre que lembrar que materialmente somos mortais, pois todos os seres humanos vivem uma vida brevíssima, e logo são reduzidos a nada. Nenhum poder é capaz de livrar o homem da morte e, por conseguinte a sepultura. O homem sem Cristo na sua vida esta condenado por um poder mais elevado e permanece impotente diante desse poder e nenhum poder ou riqueza poderá livrá-lo desse poder. Como diz a palavra: horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.   

2. O dia da morte é quando toda a nossa estrutura física é desmontada - Eclesiastes 12.6 Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço, = Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 Coríntios 5:1

A morte prende o homem a uma situação irreversível, pois ele vai a caminho da sepultura, ou seja para a eternidade com Deus ou a eternidade sem Deus. Na morte, o homem deixa o mundo físico, e todo o seu trabalho, recursos e diversões. Não existe outra vida de oportunidade que Deus nos dá, depois que esta vida termina. Deus tem uma boa esperança em relação ao nosso interesse nessa bem-aventurança eterna do mundo invisível aos nossos olhos. Agora bem-aventurados são os que crêem que temos uma habitação nesse mundo invisível como Jesus nos prometeu. Esse deve ser a expectativa e desejos sinceros de toda alma, não importando a idade quanto a essa bem-aventurança futura.

IV. TEREMOS QUE PRESTAR CONTAS DO NOSSO SERVIÇO PARA DEUS 
1. O corpo é barro e volta ao pó, e o espírito volta a Deus, absolvido ou condenado - Eclesiastes 12.7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. = E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. João 5:29

Essa é uma condição que todos os homens irão enfrentar depois da morte. Ao contrário do que muitos pensam dizendo que morreu acabou, não sabem esses que somos na realidade um espírito que habita num corpo material e quando esse se desfaz o espírito já tem um destino certo. Esse destino é ir para Deus, o supremo Juiz, para fazer a prestação de contas de si mesmo. Esse é o momento que os pecadores vão aguardar em lugar de tormento o grande julgamento do trono branco e os salvos em Cristo entrarão para as suas moradas eternas. Haverá a ressurreição corpórea dos que já morreram em Cristo na ocasião do arrebatamento onde esses corpos não importando o tempo que já morreram receberão um corpo glorificado. Porém os que praticaram o mal ressuscitarão para a ressurreição da condenação. Todos os perdidos de todos os milênios e séculos viverão novamente, para serem condenados para sempre. Serão publicamente declarados culpados no juízo final e lançados nas prisões eternas. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. Apocalipse 20:13

2. O verdadeiro sentido da vida é ter Cristo no coração e servi-lo com toda alegria - Eclesiastes 12.8 Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade. = Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Salmos 100:2

Salomão enfatiza a futilidade da vida sem Deus, isso se olharmos para a vida debaixo do sol, mas quando temos Jesus Cristo como nosso Salvador, o nosso trabalho não é vão no Senhor. Deus pela sua eterna misericórdia que é a causa de não sermos consumidos sempre pretendeu remover a miséria humana e tornar o homem mais feliz. Quem é crente e não é feliz não compreende o que é a verdadeira fé cristã, ou não está fazendo o uso apropriado dela, não importa se somos novos ou velhos.


Obs: Esboço é elaborado exclusivamente pelo texto da (Leitura Bíblica em Classe).

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel - Th.M.
 
Você tem sido abençoado por estes estudos? Então seja recíproco e me abençoe com uma oferta.
Faça a sua doação por
um dos meios ao lado>
 
Banco Itaú  Agência 9184 
 Conta corrente  05524-3
 
 
 
 
 
l