Home   Agenda   Escola Dominical   Estudos Bíblicos   Contato
Escola Dominical - Esboços da EBD

Lições do 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos
  
 
 

A Família Cristã no Século XXI
Protegendo seu lar dos ataques do inimigo





A FAMÍLIA SOB ATAQUE

Lição 4 - 28 de Abril de 2013
Texto Áureo: Efésios 6.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Leitura Bíblica em Classe: Efésios 5.1-6

SEIS DEFESAS DA FAMÍLIA SOB ATAQUE DO MALIGNO

Introdução: O que muito crente ignora tanto no âmbito familiar como individual é que temos inimigos demoníacos que nos atacam diuturnamente. Diuturnamente significa que os demônios não dão trégua seja de dia ou de noite, não tem folga nem feriados para agir contra a Igreja de Cristo. Satanás nunca se conformará em nos ter perdido para Cristo e usa de todos os meios para nos trazer de volta para ele. Ele age tanto contra cada um de nós individualmente, como mais ainda nas famílias que é seu alvo principal onde obtêm mais êxito num sentido proporcional. Acontece que a maioria dos crentes não se dá conta disso e não vigiam contra as astutas ciladas do diabo. A falta de vigilância no lar é uma porta aberta para o inimigo agir com toda liberdade que ele quer. Tem crente pensando que fechando as janelas e portas literalmente, o inimigo não conseguira entrar em sua casa e que assim está protegido podendo fazer o que bem entende. Na realidade a bíblia diz assim: “Hebreus 12.1 Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,”; a testemunha que se refere o texto aponta para demônios, anjos e pessoas que nos vigiam exteriormente e também a Trindade divina que nos vigia interiormente. Portanto um lar cristão para manter as portas fechadas contra o inimigo precisa se adequar espiritualmente em obediência a Palavra de Deus, revestido de toda armadura de Deus.
1. A PRIMEIRA DEFESA: SEJA UM IMITATOR DE CRISTO - Efésios 5.1 SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
* Quem imita a Cristo alcança revestimento espiritual - I Coríntios 11.1 Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
Cristo pregava a verdade, era verdade e é a verdade. Nele não foi encontrado culpa alguma, pois estava cingido com o cinto da verdade. O apóstolo Paulo em toda a sua caminhada seguiu o exemplo de Cristo imitando-o em todas as suas características morais e espirituais e essa era a principal condição que o revestia para a missão extremamente difícil a ele delegada. A sua conduta exemplar não permitia brechas para o inimigo conseguir algum êxito contra ele. Assim também tanto individualmente como no âmbito familiar devemos ser imitadores de Cristo, cingidos com a verdade e vivendo a verdade em todo o nosso modo de vida. Não adianta mostrar uma falsa aparência exteriormente e interiormente ser uma alma falsa e fingida. Não adianta mostrar uma santidade exterior fora de casa e dentro de casa mostrar a verdadeira face. Isso abrirá meios para o inimigo agir de forma a manter a família numa situação corruptiva sem qualquer princípio de santidade, enganando e sendo enganados. Deus deseja a verdade, isto é, a sinceridade em nosso íntimo.
2. A SEGUNDA DEFESA: EXERCITE O AMOR SACRIFICIAL - Efésios 5.2 E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
* Quem anda em amor se identifica como filho de Deus - I João 3.10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
Em Romanos 12.9 exorta para que o amor seja não fingido. Para aborrecermos o mal e apegarmos na verdade. A família precisa estar vestida da couraça da justiça que inclui a fé, caridade e todas as graças cristãs; porque pela fé somos unidos a Cristo e pelo amor aos nossos irmãos. Isso resultará no cumprimento diligente do nosso dever para com Deus e numa conduta íntegra em relação aos homens, em todos os ofícios de justiça, verdade e caridade. Quando a família vive essa verdade e pratica essa justiça ela declara explicitamente a sua verdadeira conversão a Cristo se testificando como verdadeiros filhos de Deus. A família que não vive essa verdade e não pratica a justiça exigida por Cristo, então é só fachada, pois não vive o verdadeiro testemunho cristão e jamais pode dizer, ainda que digam: eu e minha casa serviremos ao Senhor. Falar da boca para fora muita gente fala, agora viver uma vida condizente a sua condição de cristão, são poucos os que vivem.
3. A TERCEIRA DEFESA: TENHA A VIDA EM SANTIDADE - Efésios 5.3 Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
* Quem é converso sem as obras da carne tem santidade - I Pedro 1.15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Uma família que não vive em santidade dentro do lar, realmente é uma lástima. A família precisa ter os seus pés calçados, ou seja, a conduta compromissada com a palavra de Deus para se defender contra as armadilhas que o inimigo prepara secretamente com a intenção de mantê-la sob a sua influência. Sem santidade não há disposição ou ânimo para uma dedicação ao evangelho e ficar fiel a ele. É a nossa fidelidade que nos capacita a andar a passos firmes no caminho da fé, apesar das dificuldades e perigos desse caminho. Vivendo uma vida de arrependimento e serviço, somos guarnecidos contra as tentações para pecar e dos intentos do nosso grande inimigo. O estreitamento da nossa comunhão e intimidade com Deus depende da nossa maneira de viver e de nos conduzir na sua presença. Quanto mais nos afastamos e rejeitamos as podridões desse mundo, mais santidade nós alcançamos e mais proximidade com Deus conseguiremos. E, estando com Deus o maligno não nos toca.
4. A QUARTA DEFESA: FUJA DO MAL COM AÇÕES DE GRAÇA - Efésios 5.4 Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.
* Quem é de Deus vive na graça sem o interior enganoso - Salmos 1.1b nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
As más conversações corrompem os bons costumes e os maus procedimentos também. No seio da família não pode haver conversas obscenas e lascivas, nem gracejos maliciosos visando expor os outros e fazê-los parecer ridículos. Isso é uma extrema maldade que abre grandes brechas para o inimigo agir. Essas coisas não pertencem aos cristãos e são inconvenientes para a sua profissão de fé e caráter. Podemos ser animados, alegres, agradáveis, mas tudo com sabedoria e prudência. A alegria do cristão deve ficar distante de todo humor obsceno e profano, isso entre os membros da família ou mesmo pelos programas televisivos onde isso se difunde, e, muitos se divertem com isso ignorando que a sua vida espiritual está sendo afetada e sob ataque maligno. A família deve se proteger com o escudo da fé que é uma grande arma contra as tentações para esse tipo de coisa. Isso será certamente muito útil para esse propósito. A fé, ao receber a Cristo e os benefícios da redenção, obtendo graça dele, é como um escudo, um tipo de defesa contra o inimigo das nossas almas. Nosso inimigo, o diabo, se empenha em tornar-nos malignos. Suas tentações são chamadas de dardos por causa da rapidez como ele age, e das profundas feridas que deixam na alma e no seio da família. Os dardos que o diabo atira são as tentações, incitando a alma ao inferno. Mas se estamos com o escudo da fé esses dardos são neutralizados e se tornam ineficazes contra nós.
5. A QUINTA DEFESA: EVITE PECADOS QUE EXCLUEM DO CÉU - Efésios 5.5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
* Quem é temente a Deus é fiel e anda no caminho justo - I Coríntios 8.9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Uma família que coloca sua esperança, confiança e deleite nos bens terrenos, que deveriam ser reservados somente para Deus, na realidade estão servindo a mamom em vez de Deus. É um grande perigo os impenitentes que toleram as concupiscências da carne ou o amor pelo mundo. Esses não são cristãos de fato, e assim não pertencem ao reino da graça e jamais chegarão ao reino da glória. Precisamos estar despertos e vigiar contra esses pecados que nos excluem do céu. A família como uma instituição divina deve se conscientizar na priorização da sua salvação. A salvação deve ser o nosso capacete que significa que tem a mesma como o seu objetivo. Essa esperança de salvação deve estar bem fundada e edificada, a qual é uma fonte preservadora da nossa alma para não ser corrompida por satanás. A família avarenta com as coisas do reino de Deus certamente exerce certa dose de idolatria e isso é um ponto fraco para o inimigo agir.
6. A SEXTA DEFESA: RECUSE OS ENGANOS DO CRENTE ÍMPIO - Efésios 5.6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
* Quem anda no Espírito rejeita os conselhos do ímpio – Salmos 1.1a Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios,
Devemos evitar pessoas que se comportam como se houvesse impunidade do pecado enganando a si próprios e a outros. No princípio satanás agiu assim com o casal do Éden, quando disse certamente não morrereis. A família deve estar atenta para não se deixar enganar por aqueles que dizem coisas assim: não tem nada de mais isso ou aquilo, contrariando a palavra que diz que nem tudo nos convém. A espada do Espírito que é a palavra de Deus é essencial na vida do cristão, para suportar a guerra espiritual a ser bem-sucedido nela. Com ela atacamos os agressores, pois o uso da palavra é um argumento poderoso para repreender a tentação e os tentadores da nossa fé. Jesus resistiu às tentações de satanás com a palavra, ou seja, Ele usou a espada do Espírito.


Obs: Esboço é elaborado exclusivamente pelo texto da (Leitura Bíblica em Classe).


Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel - Th.M.

Você tem sido abençoado por este trabalho? Então retribua com uma oferta de amor por esta obra. Deus os abençoará.
Quer ajudar esta obra? Então faça sua doação por um dos meios abaixo.
Caixa Econômica Federal
Agência 1613 - Conta Corrente 942-7
 
Banco Itaú - Agência 9184 
 Conta corrente  05524-3

A FAMÍLIA SOB ATAQUE

Lição 4 - 28 de Abril de 2013
Texto Áureo: Efésios 6.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Leitura Bíblica em Classe: Efésios 5.1-6

SEIS DEFESAS DA FAMÍLIA SOB ATAQUE DO MALIGNO

1. A PRIMEIRA DEFESA: SEJA UM IMITATOR DE CRISTO - Efésios 5.1 SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
* Quem imita a Cristo alcança revestimento espiritual - I Coríntios 11.1 Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
2. A SEGUNDA DEFESA: EXERCITE O AMOR SACRIFICIAL - Efésios 5.2 E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
* Quem anda em amor se identifica como filho de Deus - I João 3.10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
3. A TERCEIRA DEFESA: TENHA A VIDA EM SANTIDADE - Efésios 5.3 Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
* Quem é converso sem as obras da carne tem santidade - I Pedro 1.15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
4. A QUARTA DEFESA: FUJA DO MAL COM AÇÕES DE GRAÇA - Efésios 5.4 Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.
* Quem é de Deus vive na graça sem o interior enganoso - Salmos 1.1b nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
5. A QUINTA DEFESA: EVITE PECADOS QUE EXCLUEM DO CÉU - Efésios 5.5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
* Quem é temente a Deus é fiel e anda no caminho justo - I Coríntios 8.9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
6. A SEXTA DEFESA: RECUSE OS ENGANOS DO CRENTE ÍMPIO - Efésios 5.6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
* Quem anda no Espírito rejeita os conselhos do ímpio – Salmos 1.1a Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios,
 
 
 
l