Home   Agenda   Escola Dominical   Estudos Bíblicos   Contato
Escola Dominical - Esboços da EBD

Lições do 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos
  
 
 

A Família Cristã no Século XXI
Protegendo seu lar dos ataques do inimigo




EDUCAÇÃO CRISTÃ, RESPONSABILIDADE DOS PAIS

Lição 8 - 26 de Maio de 2013
Texto Áureo: Provérbios 22.6 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.
Leitura Bíblica em Classe: Deuteronômio 6.1-9


NOVE MANDAMENTOS DAS RESPONSABILIDADES DOS PAIS

Introdução
: Uma família crista deve viver em harmonia entre todos que a compõe. Essa harmonia envolve um relacionamento racional entre pais e filhos em todo seu modo de viver. Para que isso aconteça é imprescindível ela ser formada com princípios educacionais embasados na Palavra de Deus. A educação exigida para uma família bem estruturada é de inteira responsabilidade dos pais junto aos seus filhos e essa responsabilidade não pode ser ignorada, pois se assim for às consequências poderão desastrosas, tanto para os filhos como para os próprios pais. Isso não quer dizer que todos os filhos serão obedientes, responsáveis, educados, estudiosos, trabalhadores e com outras qualificações importantes na sua formação. Tem os que aceitam a educação aplicada pelos pais desenvolvendo um bom caráter para felicidade e tranquilidade deles, mas tem os que mesmo com todo esforço educacional aplicado, se transformam em filhos desobedientes, de mau caráter vindo a trazer grandes tristezas para os seus pais apesar de todo esforço investido. Porém o importante é que os pais se esforcem o máximo possível na educação dos filhos, não somente a secular, mas principalmente a educação cristã, que é a verdadeira educação na formação de um caráter integro. Um coisa é certa; os pais que investiram nos seus filhos e dedicaram muito esforço para isso, certamente se o filho entrar para o caminho do erro, estes pais não terá peso de consciência, pois a sua parte foi feita. Porém o pai omisso poderá ter grandes problemas de consciência e ainda enfrentar as consequências disso.

1. INSTRUAM SEUS FILHOS PARA QUE O MUNDO NÃO FAÇA ISSO POR VOCÊ - Deuteronômio 6.1 ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Senhor vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprisseis na terra a que passais a possuir;
Provérbios 17..21 O que gera um tolo para a sua tristeza o faz; e o pai do insensato não tem alegria
.
Moisés ao ditar mandamentos com relação à educação cristã tinha fortes motivos para isso. Esses motivos partiam do princípio com relação à geração do deserto, que ao sair do Egito vieram cheias de maus costumes e pouco foi feito para que isso mudasse. Agora essa geração pereceu no deserto e uma nova geração estava prestes a entrar na terra prometida para a formação e consolidação do Reino de Israel. Moisés na sua sabedoria entendeu que para a formação de uma nação consolidada e estruturada seria importante e imprescindível à aplicação da educação cristã na formação dos filhos. A falta de educação tanto secular e cristã pode gerar um filho insensato, o que poderá acarretar grandes tristezas e instabilidade no lar. Mesmo os pais que agem com sabedoria nesse ponto, a despeito de todos os seus esforços podem gerar um filho insensato. O insensato pode trazer grandes dores aos seus pais provocando ausência de alegria, e esperança mesmo que esses tenham se empenhado para que assim não fosse. Dai a necessidade de priorizar a educação cristã como fator essencial na formação do caráter dos filhos.
2. INSTRUAM SEUS FILHOS NAS ESCRITURAS PARA NÃO CRESCER EM DESTEMOR - Deuteronômio 6.2 Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
Provérbios 14.26 No temor do SENHOR há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos.
Deus estabeleceu no Sinai, leis cíveis, leis cerimoniais e leis morais, que era uma forma de conduzir o povo dentro desses princípios. Se o povo de Israel tivesse obedecido estas leis, certamente as coisas teriam tomado um rumo diferente na sua trajetória. E o segredo para tudo ir bem numa família, era condicional a obediência aos preceitos divinos que deveriam ser estendidos as suas gerações sucessivamente. Agora, o cumprimento da palavra trazia uma promessa de vida longa e próspera, com boa saúde e riquezas materiais. Também trazia a confiança de que haveria uma posteridade abundante, com os filhos andando pelo bom caminho e abençoados da mesma forma como os pais que o geraram.
3. INSTRUAM SEUS FILHOS PARA QUE VIVAM NA SUJEIÇÃO A PALAVRA DIVINA - Deuteronômio 6.3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
2 Timóteo 3:15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
A obediência sempre é apresentada como fonte de bem-estar e uma vida longa e próspera. Era uma forma para os filhos de Israel tornar-se uma grande nação com a ocupação de toda terra prometida. Para uma obediência reverente que resulte em bênçãos divinas é necessário à aplicação do princípio educacional cristão da infância até a idade adulta, e isso compete aos pais. A importância de conhecer as sagradas letras devem vir desde cedo. A infância é a fase do aprendizado; e aqueles que querem ver os seus filhos crescerem no caminho da verdade devem fazê-lo pelos ensinamentos das escrituras. Os pais que se empenham a ensinarem seus filhos com dedicação e perseverança, certamente colherão bons frutos dos seus esforços.

4. INSTRUAM SEUS FILHOS PARA QUE APRENDAM DEVOTAR ADORAÇÃO A DEUS - Deuteronômio 6.4 Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Josué 24.15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
O Senhor Deus é o único Senhor e, é com esse pensamento que a criança deve crescer para que nunca venha a esquecer. A criança só esquecerá se for feito de uma forma negligente e relaxada, sem a devida aplicabilidade do que é necessário para um perfeito desenvolvimento cristão. Os pais precisam apresentar uma boa orientação para os filhos com toda insistência e também exemplos. É preciso viver o que se ensina, pois se assim não for todo esforço nesse sentido estará comprometido ao fracasso. Josué deu exemplos aos seus familiares e ao todo povo de Israel, que estava debaixo de suas ordens. É bom saber que os ensinamentos de pais responsáveis, que sabem agir sabiamente com os seus filhos, vale mais do que o de muitos professores.

 
5. INSTRUAM SEUS FILHOS A AMAR O SENHOR DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS - Deuteronômio 6.5 Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
Lucas 12.31 Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Um princípio básico da educação cristã é ensinar a criança a amar o Senhor Deus, que é o mais importante de todos os mandamentos. Este amor a ser aprendido, é um amor que leva ao temor e reverência, que se exprime pela sinceridade devotada de todo o coração. A educação cristã deve desenvolver a conscientização da criança sobre a sua formação profissional que é extremamente importante, porém mais importante ainda é a formação cristã, que prioriza o reino de Deus para que o sucesso na vida secular não venha ofuscar a parte espiritual. É preciso encher o coração da criança com aquilo que é realmente grande ao se tratar do reino de Deus. A busca da realização pessoal não pode deixar de lado as coisas que envolvem a nossa eternidade com Deus.

6. INSTRUAM SEUS FILHOS A TER A PALAVRA DIVINA GUARDADA NO CORAÇÃO - Deuteronômio 6.6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
Salmos 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
É no coração que se formam as intenções em toda sua diversidade. Isso implica que a obediência à palavra de Deus para um desenvolvimento espiritual é uma questão de sentimentos e não somente intelectual. O ensino das escrituras formam um tesouro que deve ficar escondido no coração da criança e isso é um fator importante contras as tentações que irá enfrentar na sua vida secular. Quem tem esse tesouro escondido em seu coração sempre terá menos inclinações em ceder a tentações.

7. INSTRUAM SEUS FILHOS NA PALAVRA A TODO TEMPO COM TODA INSISTÊNCIA - Deuteronômio 6.7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Provérbios 22.6 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.
O conhecimento secular apesar da sua grande importância na formação profissional para a vida futura, se não for bem equilibrado com a formação cristã, poderá ser uma grande ameaça da vida espiritual. Os melhores educadores das crianças são os pais, e isso é fundamental na formação da criança. Os pais que omitem isso e muitas vezes deixam aos cuidados de outros, ou mesmo por preguiça ou negligência deixam a criança largada em vários meios eletrônicos ou televisivos, e essa omissão certamente trará danos irreparáveis na formação da criança. Apesar de haver casos em que os pais fazem tudo que podem nesse sentido, ainda assim acontecem fracassos a não atingir os objetivos pretendidos. Porém isso não deve ser um motivo desestimulador, pois todo pai tem o dever de fazer a sua parte em treinar seus filhos. A pior coisa que um pai pode fazer é conhecer os ensinos sagrados e não transmiti-los aos seus filhos. Uma criança bem treinada na maioria dos casos se tornará um adulto próspero tanto na vida secular quanto na vida espiritual. Este treinamento deve ser iniciado bem cedo, quando a mente da criança ainda não adquiriu a malícia adulta.

8. INSTRUAM SEUS FILHOS USANDO VÁRIOS MEIOS COM LEMBRETES CONSTANTES - Deuteronômio 6.8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
2 Timóteo 4.2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Alguns fragmentos da lei eram atados na testa, mão, como forma de lembretes constantes a não esquecerem a lei e os seus preceitos. Os pais devem insistir com seus filhos, pois estão debaixo da sua responsabilidade. Isso envolve a questão do pecado e o cumprimento dos seus deveres com as coisas de Deus. Essa insistência deve ser constante a tempo e fora de tempo, significando que a educação cristã não pode ser esmorecida, pois o despertamento para as coisas espirituais só é produz resultados quando não se dá trégua. Os pais devem usar de estratégia usando essa prática com os seus filhos. É lógico que em nossos tempos ninguém vai colar porções da bíblia na testa ou mão dos seus filhos, porém é importante usar outros meios, como o material didático que eles usam na escola. Ao invés de usar cadernos com figuras seculares, use material de procedência cristã com versículos ou figuras alusivas as coisas de Deus.

9. INSTRUAM SEUS FILHOS COM VÁRIOS ESCRITOS SAGRADOS DENTRO DO SEU LAR - Deuteronômio 6.9 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Os judeus usavam lembretes das escrituras nos umbrais e portas das suas casas, para que ninguém pudesse sair ou entrar sem vê-los. A palavra de Deus é a revelação divina e por isso é o guia certo em nosso caminho para a vida eterna. Aquele que é verdadeiramente sábio é sábio para a salvação e as escrituras são aptas para tornarmos verdadeiramente sábios, sábios para a nossa alma e para o outro mundo, pois quando a nossa vida terrena se findar aqui neste mundo, ela continuará na eternidade com Deus. A escritura instrui naquilo que é verdade, e repreende naquilo que é errado e nos conduz naquilo que é bom. Ao invés de pôster ou figuras seculares nos quartos dos filhos como decoração, use quadros ou pôster bíblicos ou outra coisa alusivas ao reino de Deus como decoração da sua casa ou do quarto dos filhos, que os resultados serão surpreendentes.
Deus os abençoe.

 Obs: Esboço é elaborado exclusivamente pelo texto da (Leitura Bíblica em Classe).

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel - Th.M.
 
EDUCAÇÃO CRISTÃ, RESPONSABILIDADE DOS PAIS
Lição 8 - 26 de Maio de 2013
Texto Áureo: Provérbios 22.6 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.
Leitura Bíblica em Classe: Deuteronômio 6.1-9


NOVE MANDAMENTOS DAS RESPONSABILIDADES DOS PAIS



1. INSTRUAM SEUS FILHOS PARA QUE O MUNDO NÃO FAÇA ISSO POR VOCÊ
- Deuteronômio 6.1 ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Senhor vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprisseis na terra a que passais a possuir;
Provérbios 17.21 O que gera um tolo para a sua tristeza o faz; e o pai do insensato não tem alegria.
2. INSTRUAM SEUS FILHOS NAS ESCRITURAS PARA NÃO CRESCER EM DESTEMOR - Deuteronômio 6.2 Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
Provérbios 14.26 No temor do SENHOR há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos.
3. INSTRUAM SEUS FILHOS PARA QUE VIVA NA SUJEIÇÃO A PALAVRA DIVINA - Deuteronômio 6.3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mano leite e mel.
2 Timóteo 3:15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
4. INSTRUAM SEUS FILHOS PARA QUE APRENDAM DEVOTAR ADORAÇÃO A DEUS - Deuteronômio 6.4 Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Josué 24.15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
5. INSTRUAM SEUS FILHOS A AMAR O SENHOR DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS - Deuteronômio 6.5 Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
Lucas 12.31 Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
6. INSTRUAM SEUS FILHOS A TER A PALAVRA DIVINA GUARDADA NO CORAÇÃO - Deuteronômio 6.6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
Salmos 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
7. INSTRUAM SEUS FILHOS NA PALAVRA A TODO TEMPO COM TODA INSISTÊNCIA - Deuteronômio 6.7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Provérbios 22.6 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.
8. INSTRUAM SEUS FILHOS USANDO VÁRIOS MEIOS COM LEMBRETES CONSTANTES - Deuteronômio 6.8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
2 Timóteo 4.2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
9. INSTRUAM SEUS FILHOS COM VÁRIOS ESCRITOS SAGRADOS DENTRO DO SEU LAR - Deuteronômio 6.9 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

Seja grato com quem se dedica por você. Faça sua doação por um dos meios abaixo.
Faça a sua doação por
um dos meios ao lado>
 
Banco Itaú  Agência 9184 
 Conta corrente  05524-3
  Ministério Redenção
 
 
l