Home   Agenda   Escola Dominical   Estudos Bíblicos   Contato
Escola Dominical - Esboços da EBD

Lições do 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos
  
 
 

A Família Cristã no Século XXI
Protegendo seu lar dos ataques do inimigo




A FAMÍLIA E A IGREJA
Lição 12 - 23 de Junho de 2013
Texto Áureo: Salmos 122.1 Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.
Leitura Bíblica em Classe: Romanos 16.1-5,7,10,11,13,15,24

CONDIÇÕES PARA A IGREJA SER UMA FAMÍLIA

Introdução: Falar da família na igreja e da sua importância seria algo muito bom se abrangesse a sua totalidade, mas não e mais assim em nossos tempos. Nos tempos antigos as famílias viviam juntas com os filhos e os pais, mas em nossos tempos não é mais assim que acontece na sua maioria. E bem verdade que ainda existem famílias nesse tipo de convívio, porém a maioria se dispersa cada um para um lado em alguns casos cada um com a sua própria ideologia a respeito da religião e de Deus. Aqui vamos tratar da família cristã, a qual se constitui dos verdadeiros irmãos em Cristo como disse Jesus: Marcos 3.33-35 Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe. Jesus também disse a respeito da família: Mateus 10.34-36 Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Então mais especificamente não se trata de uma família passageira aqui nesse mundo unida pelos laços biológicos e sim uma família unida por laços espirituais através do Senhor Jesus Cristo. E, e esse o foco principal a ser abordado nesse texto escrito pelo Apostolo Paulo aos Romanos. Paulo mostra a relevância da família crista para o sucesso do seu apostolado quando inicia essa seção de agradecimentos onde ele faz menções nominais de homens e mulheres que foram seus fieis colaboradores. Ele os trata como sendo a sua própria família. Paulo na sua postura humilde da ênfase aos esforços, sacrifícios, cooperação, ajuda e muito mais. Deixa também bem explicito que sem essa família composta de pessoas crentes de verdade, ele não teria um êxito tão grande em sua missão. Assim o crente deve entender que a verdadeira família é a igreja composta dos salvos em Cristo por todo o mundo.
1. NESTA FAMÍLIA É PRECISO HAVER EXPRESSÕES DE AMIZADE SINCERA - Romanos 16.1 RECOMENDO-VOS, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,
Hebreus 10.24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras,
Paulo tinha sempre o cuidado de recomendar aqueles que estavam ombreados com ele na causa de Cristo. Assim ele procedeu com uma das suas colaboradoras chamada Febe, que estaria indo para Roma não somente para cuidar dos seus negócios particulares naquela cidade como também realizar missões na obra divina. A recomendação era para os cristãos de Roma acolhessem e colaborassem com essa serva de Deus, mostrando que deveriam usar de cortesia e prestatividade com ela. Havia também a intenção que não fizessem qualquer restrição pelo fato dela ser mulher e que fosse tratada como uma irmão em Cristo pertencente a mesma família. Como família de Deus precisamos ter uma terna consideração e preocupação uns pelos outros; considerando com carinho quais são suas diversas necessidades, fraquezas e tentações; tudo isso pelo amor que deve ser nutrido, e praticado por amor a obra de Deus.
2. NESTA FAMÍLIA HOMEM E MULHER DEVEM SER TODOS UNS EM CRISTO - Romanos 16.2 Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.
Gálatas 3.28 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
O tratamento entre nós é de irmão e irmã; pois não há mais homem nem mulher, mas todos são um em Cristo Jesus e isso é o que nos consolida como a verdadeira família. Essa mulher chamada Febe é revelada como uma mulher bondosa sempre pronta a socorrer todos que precisam de auxilio como também ao próprio apóstolo Paulo. Assim ele pessoalmente pede ajuda para alguém que tinha ajudado a muitos, pois aquele que rega será, ele mesmo, regado. Somos uma família pelo privilégio de sermos filhos de Deus e de estarmos consagrados a Ele por meio de Cristo. Assim nós desfrutamos e assim deve ser a verdadeira harmonia como verdadeiros cristãos pertencentes a uma mesma família que caminha para a eternidade na glória celestial. E todos podem ser participantes dessa família desde que aceitemos a Cristo como o nosso único Salvador, entendendo que todos que sinceramente creem nele, independentemente de nação, sexo ou condição, são aceitos por Ele, e tornam-se filhos de Deus, por meio da fé nele.
3. NESTA FAMÍLIA SÓ ESTÁ INTEGRADO OS FIÉIS COOPERADORES DA OBRA - Romanos 16.3 Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
I Coríntios 3.9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus
Quem entende a Igreja como uma família, assim com Paulo entendia não esquece, das pessoas que compõe essa família cristã. A respeito de Áquila e Priscila, ao qual Paulo nutriu grande amizade quando os conheceu, trabalhando com eles como fazedor de tendas; estando eles no exilio por terem que sair de Roma banidos por um edito do imperador Cláudio. Assim passaram a viver em Corinto onde Paulo os conheceu. Mais tarde ao retornarem a Roma, para lá Paulo envia recomendações chamando-os de seus cooperadores em Cristo Jesus, pela grande cooperação que houve entre eles. Como família trabalhamos submissos a Deus e tudo que fazemos é para Ele. Não podemos ser orgulhosos nos dons e graça divina; mas quanto mais qualificados formos para o nosso trabalho na obra, e mais sucesso tiver mais agradecidos devemos ser a todos que cooperam conosco e mais ainda, devemos ser agradecidos a Deus pela sua imensa bondade para conosco.
4. NESTA FAMÍLIA É NECESSÁRIO CONTAR COM COMPANHEIROS COMBATENTES - Romanos 16.4 Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
2 Timóteo 4.7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Paulo passando a visão da Igreja como família exorta os cristãos em Roma a serem ainda mais gentis com Áquila e Priscila. Mostra que como família somos devedores uns aos outros de préstimos em tudo que envolve o reino de Deus e com aqueles que nos rodeiam no mesmo propósito. É muito importante e necessário termos ao nosso lado irmãos e irmãs combatentes no mesmo ideal. É preciso entender que estamos num campo de batalha a cada dia onde enfrentamos dificuldades que devem ser transpostas. Paulo não cumpriu a sua missão sozinho, pois ele sempre contou com pessoas fieis que combatiam ao seu lado. A causa a qual lutamos é boa, e se estivermos juntos a vitória é certa, se continuarmos fiéis uns aos outros como verdadeiros irmãos pertencentes a uma mesma família.
5. NESTA FAMÍLIA DEVE EXISTIR O VERDADEIRO AMOR POR CAUSA DE CRISTO - Romanos 16.5 Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.
Romanos 12.10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Paulo cita Epêneto como um dos primeiros convertidos à fé em Cristo naquela região também o elogiando como um dos seus fiéis cooperadores. Esse cooperador tinha uma Igreja em sua casa que conduzia com grande amor pelas almas. Devemos estar dispostos a dar atenção aos dons, graças e desempenhos de nossos irmãos, e valorizá-los adequadamente, e estarmos mais dispostos a elogiar a outro, e mais satisfeito a ouvir outro ser elogiado, do que nós mesmos; não em receber honra, mas em honrar.
6. NESTA FAMÍLIA O CRISTÃO FIEL SOFRE POR CRISTO E CARREGA O SEU JUGO - Romanos 16.7 Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.
2 Timóteo 2.3 Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
A família formada pelo relacionamento com Cristo pela fé, retifica, santifica e melhora a nossa convivência, tanto na família biológica como na família cristã, isso quando nos dispomos a fazer mais pelo bem de cada um. O companheirismo no sofrimento pela causa de Cristo contribui ainda mais para a união mais profunda e fortalecida. Paulo superou as suas prisões, graças aos seus companheiros que o consolavam em suas aflições, ajudando a carregar o seu jugo. Quem é da mesma família luta junto pela mesma causa, e contra os seus inimigos, entendendo que Jesus é o cabeça dessa família. E juntos resolutos em sua causa, não devemos nunca desistir de lutar ate ‘que nos tornemos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
7. NESTA FAMÍLIA DEVE HAVER INTEGRIDADE E SINCERIDADE NA VIDA CRISTÃ - Romanos 16.10 Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo.
I Pedro 3.4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
A respeito de Apeles, a qual diz ser aprovado em Cristo sendo isso uma distinção importante. Mostra que era alguém de integridade e de sinceridade demonstradas pela sua prática cristã, ou seja, um homem em que se podia confiar. O cuidado principal do verdadeiro cristão está na ordenação e no domínio do seu próprio espírito. Onde termina o trabalho do hipócrita, aí começa o trabalho do verdadeiro cristão. A capacitação do homem interior é o principal enfeite de um cristão; mas, mais do isso, um espírito sereno, calmo e tranquilo torna tanto o homem quanto a mulher demonstra beleza e amabilidade. Isso são fatores essenciais para uma verdadeira família cristã.
8. NESTA FAMÍLIA NOS DEVEMOS ESTAR NA CONDIÇÃO DE SERVOS ATENDENTES - Romanos 16.11 Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.
Gálatas 5.13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
Paulo demonstra a quem pertence a essa família que deve ser zeloso em nunca deixar ninguém de fora. Todos aqueles que são do nosso conhecimento devemos reconhecer os seus valores. Nesta família não pode haver contendas uns com os outros, e sim o amor mútuo, mesmo que haja pequenas diferenças entre nós, devemos exercer o ofício de bondade e respeito mútuo que o evangelho requer para sermos uma verdadeira família.
9. NESTA FAMÍLIA DEVEMOS NOS DISTINGUIR PELO SERVIÇO E CARÁTER CRISTÃO - Romanos 16.13 Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.
2 Coríntios 9.12 Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.
A respeito de Rufo, Paulo mostra que ele era um cristão escolhido, demonstrados pelos seus dons e graça. Era um testemunho de integridade e santidade. Essas devem ser características características de quem pertence a verdadeira família cristã. Nessa família devemos estar sempre prontos a atender aqueles que passam por grandes necessidades, demonstrando a nossa fé em prol do irmão em dificuldade. Tudo isso redunda em louvor e glória de Deus.
10. NESTA FAMÍLIA A OPORTUNIDADE DE ESTARMOS JUNTOS DEVE SER PRATICADA - Romanos 16.15 Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.
Salmos 133.1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
O vínculo de comunhão cristã é muito importante no nosso meio, pois temos que ser agradáveis uns com os outros para que ninguém fique ofendido. Quem congrega deve estar ligado no amor e na convivência, e deve aproveitar as oportunidades para estarem frequentemente juntos. Só seremos uma verdadeira família se olharmos para fora das muralhas denominacionais e entender que a Igreja de Cristo não tem placas. Infelizmente não vemos isso acontecendo em nossos dias. É uma proliferação de placas de igrejas, onde cada um acha que a sua é a melhor em desprezo as outras. A nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Enquanto muitas Igrejas de degladiam entre si, o inimigo age com mais liberdade.
11. NESTA FAMÍLIA SOMOS IRMÃOS SE VIVERMOS JUNTOS DEBAIXO DA GRAÇA DIVINA - Romanos 16.24 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.
2 Coríntios 9.8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
A verdadeira família é constituída por todos que vivem na vontade de Cristo. Essa é a melhor defesa contra as armadilhas dos heréticos e falsos mestres. Se a graça de Cristo estiver conosco, quem poderá prevalecer contra nós. Ninguém tem motivos para desconfiar da bondade de Deus e também questionar o seu poder, pois Ele é poderoso para nos fazer abundar em toda graça, tanto nas coisas temporais, como as espirituais. Quando, como cristãos somos uma família fortalecida no amor e comunhão, Deus nos dá suficiência em todas as coisas, para estarmos felizes com o que Ele nos prove, e assim podermos servi-lo com toda nossa devoção e liberalidade. Sendo nós generosos em todos os sentidos a honra é duradoura, a recompensa é eterna, e a vida se torna prazerosa.


Obs: Esboço é elaborado exclusivamente pelo texto da (Leitura Bíblica em Classe).


Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel - Th.M.


 

 


Pastor Adilson Guilhermel - Th.M

Exerça o princípio de liberalidade dando um oferta para esta obra.
Ajudar quem nos ajuda é uma prova de gratidão.
Faça a sua doação por
um dos meios ao lado>
 
Banco Itaú  Agência 9184 
 Conta corrente  05524-3
A FAMÍLIA E A IGREJA
Lição 12 - 23 de Junho de 2013
Texto Áureo: Salmos 122.1 Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.
Leitura Bíblica em Classe: Romanos 16.1-5,7,10,11,13,15,24

CONDIÇÕES PARA A IGREJA SER UMA FAMÍLIA

1. NESTA FAMÍLIA É PRECISO HAVER EXPRESSÕES DE AMIZADE SINCERA - Romanos 16.1 RECOMENDO-VOS, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,
Hebreus 10.24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras,
2. NESTA FAMÍLIA HOMEM E MULHER DEVEM SER TODOS UNS EM CRISTO - Romanos 16.2 Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.
Gálatas 3.28 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
3. NESTA FAMÍLIA SÓ ESTÁ INTEGRADO OS FIÉIS COOPERADORES DA OBRA - Romanos 16.3 Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
I Coríntios 3.9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus
4. NESTA FAMÍLIA É NECESSÁRIO CONTAR COM COMPANHEIROS COMBATENTES - Romanos 16.4 Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
2 Timóteo 4.7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
5. NESTA FAMÍLIA DEVE EXISTIR O VERDADEIRO AMOR POR CAUSA DE CRISTO - Romanos 16.5 Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.
Romanos 12.10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
6. NESTA FAMÍLIA O CRISTÃO FIEL SOFRE POR CRISTO E CARREGA O SEU JUGO - Romanos 16.7 Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.
2 Timóteo 2.3 Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
7. NESTA FAMÍLIA DEVE HAVER INTEGRIDADE E SINCERIDADE NA VIDA CRISTÃ - Romanos 16.10 Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo.
I Pedro 3.4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
8. NESTA FAMÍLIA NOS DEVEMOS ESTAR NA CONDIÇÃO DE SERVOS ATENDENTES - Romanos 16.11 Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.
Gálatas 5.13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
9. NESTA FAMÍLIA DEVEMOS NOS DISTINGUIR PELO SERVIÇO E CARÁTER CRISTÃO - Romanos 16.13 Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.
2 Coríntios 9.12 Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.
10. NESTA FAMÍLIA A OPORTUNIDADE DE ESTARMOS JUNTOS DEVE SER PRATICADA - Romanos 16.15 Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.
Salmos 133.1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
11. NESTA FAMÍLIA SOMOS IRMÃOS SE VIVERMOS JUNTOS DEBAIXO DA GRAÇA DIVINA - Romanos 16.24 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.
2 Coríntios 9.8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;


 
 
l