Home   Agenda   Escola Dominical   Estudos Bíblicos   Contato
Escola Dominical - Esboços da EBD

Lições do 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Jovens e Adultos
  
 
 

A Família Cristã no Século XXI
Protegendo seu lar dos ataques do inimigo




EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR
Lição 13 - 30 de Junho de 2013
Texto Áureo: Josué 24.15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a qum sirvais: se os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Leitura Bíblica em Classe: Josué 24.14-18,22,24


CARACTERÍSTICA DE QUEM REALMENTE SERVE AO SENHOR

Introdução: Dizer que servimos ao Senhor é muito fácil, porém não é simplesmente isso, pois servir ao Senhor vai muito mais além daquilo que muitos pensam. Josué exigiu do povo uma ratificação do conserto em que envolvia a aliança que Deus fez com Abraão, onde havia promessa do Seu favor a descendência de Israel. Assim Josué os colocou diante de uma decisão, pois a situação em que se encontravam de declínio espiritual não poderia continuar. Os deuses a quem o povo tinha uma forte inclinação, já haviam sido derrotados e não seria permitida essa indecisão. Tinham que decidir a escolher naquele dia a quem eles serviriam, ou seja: Deus ou os outros deuses dos cananeus. Josué já tinha feito a sua escolha dando um exemplo de fidelidade a Deus, para que fosse seguido por todos e com isso os ajudar a fazer a escolha certa. Foi dado toda liberdade de escolher ou rejeitar a Deus. Diante de tudo que Deus fez por eles e ninguém com discernimento deixariam de escolhê-lo. Diante de tudo o que o Senhor fez e faz por nós é triste dizer que muitos ainda não fizeram a escolha certa, pois quem vem para Cristo e continua expressando a característica do velho homem é por que na realidade não o serve com fidelidade verdadeira. É uma escolha que envolve céu e inferno; envolve vida e morte; envolve o nosso bem-estar; envolve o bem-estar de outros; envolve a nossa família e muito mais.
1 = SERVIR A DEUS EXIGE TERMOS TEMOR E SINCERIDADE - Josué 24.14 Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
I Samuel 12.24 Tão-somente temei ao SENHOR, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez.

A falta de temor a Deus não podia se generalizar entre o povo de Israel, na conquistada terra de Canaã. Quando eles entraram na terra tinham ordens de exterminar todos os habitantes daquele lugar, porém não cumpriram as ordens divinas na sua íntegra e isso acarretou numa interação religiosa com os povos poupados levando muitos dos israelitas à idolatria. Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas testemunhas nada veem, nem entendem, para que eles sejam confundidos. Deus não divide a sua glória com outrem e isso é um motivo muito forte para entendermos que só Ele é Deus, o que deve ser reverenciado com temor e servido com toda a nossa fidelidade diante de tão grandes coisas que Ele tem feito em nossas vidas. Qualquer inclinação a idolatria e as heresias já são afrontas a palavra de Deus e isso pode acontecer e está acontecendo em muitas igrejas que introduzem objetos no culto como ponto de fé para atender os seus interesses financeiros. O único ponto de fé para o crente fiel e que teme a Deus é o nosso Senhor Jesus Cristo.
2 = SERVIR A DEUS EXIGE SERMOS EXCLUSIVOS A ELE - Josué 24.15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
I Pedro 2.9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Josué deu liberdade de escolha, pois ninguém pode ficar no meio têrmo e qualquer pessoa com um mínimo de discernimento deixaria de fazer a escolha certa. Deus oferece uma segurança substancial e uma imortalidade bendita. Tudo que Cristo nos oferece é tão supremo e inquestionável, que ficar neutro diante disso é ser hostil a Ele. Pelo fato de termos sidos escolhidos por Cristo ganhamos a condição de sermos uma geração eleita, formando uma família, nos identificando como um povo distinto do mundo comum, com um espírito vivo, princípios e práticas de quem passaram por uma verdadeira transformação. Por sermos santificados pelo Espírito passamos a condição de sacerdotes reais no nosso relacionamento com Deus. Para continuarmos assim precisamos estar separados do pecado e dos pecadores, consagrados a Deus, e oferecendo a Deus o nosso culto racional. Todos nós não importando em que lugar do mundo, somos uma nação santa, porque somos consagrados e devotos a Deus, renovados e santificados pelo Espírito Santo. E também é uma grande honra como servos de Cristo ser um povo exclusivo de Deus, pois fomos adquiridos pela sua escolha, cuidado e prazer.
3 = SERVIR A DEUS EXIGE TERMOS UM CORAÇÃO FIEL - Josué 24.16 Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses;
I Reis 18.21 Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

Deus quer o reconhecimento constante do que Ele realizou em nossas vidas. Precisamos entender que o Senhor nos guardou em todos os nossos caminhos mesmo antes de nos convertermos a Ele, pois na sua presciência sabia que um dia nos renderíamos a Ele. Muitos crentes ao longo do tempo parecem que se esquecem das obras que Deus fez em nossas vidas. Assim estava o povo de Israel no tempo do profeta Elias quando reinava o Rei Acabe. Eles coxeavam em dois pensamentos, ou seja, tanto ofereciam sacrifícios aos deuses pagãos acreditando na prosperidade material que prometiam os sacerdotes corruptos, como também ofereciam sacrifícios para Deus, o Deus verdadeiro. Diante de um povo nessas condições em que se inclinava para os dois lados, somente um desafio entre o divino e o maligno para saber quem realmente tinha o poder verdadeiro para colocar o pensamento desse povo na direção certa. Como o nosso Deus nunca perde qualquer desafio do maligno, a derrota imposta aos profetas de baal fez o povo reconhecer que só o Senhor é Deus.

 
4 = SERVIR A DEUS EXIGE SERMOS AS SUAS TESTEMUNHAS - Josué 24.17 Porque o Senhor é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.
Salmos 124.2 Se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós.

Israel sempre dependeu de Deus em todas as seus caminhos, assim como nós dependemos também, e isso não pode ser esquecido para que nunca em momento algum tenhamos qualquer motivo para deixá-lo. Devemos guardar em nossos corações todas as experiências com Deus e não somente guarda-las, mas também em todas as oportunidades testificarmos a todos os benefícios que Ele nos tem feito. Se não é o Senhor ao nosso lado o que seria de nós. Essa é uma expressão que deve ser pronunciada por todo crente que serve a Deus fielmente, pois a Sua palavra diz que aqueles que querem viver piamente em Cristo padecerão perseguições. Assim como Deus livrou o povo da perseguição imposta por Faraó abrindo o mar vermelho dando livramento ao seu povo, Ele também tem dado grandes livramentos em nossa caminhada e só vive essas experiências os que verdadeiramente estão com a mão no arado.
5 = SERVIR A DEUS ENVOLVE SERMOS DEPENDENTES DELE - Josué 24.18 E o Senhor expulsou de diante de nós a todos esses povos, até ao amorreu, morador da terra; também nós serviremos ao Senhor, porquanto é nosso Deus.
Êxodo 33.15 Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui

Josué temia que as promessas que eles faziam fossem apenas superficiais e a sinceridade deles precisava ser desafiada. Quantos fazem promessas de servir ao Senhor em qualquer circunstância e nem sempre cumprem, pois a fazem da boca para fora sem conhecer a fundo o que é servir ao Senhor; quando chegam as adversidades recuam covardemente se esquecendo de tudo que prometeu ao Senhor. Temos que ser dependentes de Deus e estar na sua presença em todas as situações. Moisés após o episódio do bezerro de ouro onde a maioria do povo cometeu o pecado de apostasia e em decorrência disso provocaram a ira do Senhor, o qual para a continuação da jornada iria enviar um anjo para guia-los. Então Moisés firmou uma posição de que não conduziria o povo a menos que Deus estivesse com eles. Assim ele fala para Deus que se a sua presença não fosse com eles, que não os fizessem subir dali. Nesse caso Deus revelando a sua presença entre eles, demonstraria que Moisés e o povo foram totalmente restaurados à sua graça. A igreja não pode perder a direção e a plenitude do Espírito de Deus, pois se assim for, ela perderá a sua identificação como a verdadeira igreja de Cristo.
6 = SERVIR A DEUS EXIGE SERMOS DEDICADOS E AUTÊNTICOS - Josué 24.22 E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes ao Senhor, para o servir. E disseram: Somos testemunhas.
Hebreus 10.22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,

Israel fez a escolha de servir ao Senhor incondicionalmente e uma prova da sua sinceridade seria colocar fora todos os deuses estranhos que havia no meio deles. Assim é o crente na sua conduta diante do Senhor; não podemos estar usando objetos fornecidos em campanhas preparadas por líderes que fazem mal uso da palavra de Deus com intenções materialistas. Esses objetos acabam virando objetos de superstição onde as pessoas passam a carregá-lo consigo ou deixa-los em suas casas para proteção ou prosperidade. Isso na realidade passa a ser uma forma de idolatria, tirando o alvo da nossa fé, que é o Senhor Jesus Cristo. A aplicação da fé do sangue de Cristo à nossa alma purifica os nossos corações da má consciência, das culpas, das imundícies, dos tomentos e temores pecaminosos, do erro, da superstição e todas as razões da nossa consciência sujeita ao pecado. Tudo isso deve ser trabalhado em nossas vidas pela aplicação da sã doutrina, que está em falta em muitas igrejas.
7 = SERVIR A DEUS EXIGE SERMOS SERVIENTES E OBEDIÊNTES - Josué 24.24 E disse o povo a Josué: Serviremos ao Senhor nosso Deus, e obedeceremos à sua voz.
Salmos 101.6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.
A erradicação de tudo o desagrada ao Senhor é exigência para obter o seu favor. Antes de pensar em servir ao Senhor, é preciso uma rendição incondicional ao plano completo que Ele tem em nossas vidas. Se não for assim estaremos fazendo sacrifício de tolo. Somente os de coração e caminhos perfeitos podem servi-lo com perfeição. Cristo buscou e busca almas honestas e fiéis para servi-lo. Quão maravilhoso será ouvir o Senhor nos chamando assim: muito bem, servo bom e fiel entra no gozo do teu Senhor. Mateus 24. 44-46 Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.


 

Obs: Esboço é elaborado exclusivamente pelo texto da (Leitura Bíblica em Classe).

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel - Th.M.
Quer ajudar esta obra? Então faça sua doação por um dos meios abaixo.
Faça a sua doação por
um dos meios ao lado>
 
Banco Itaú  Agência 9184 
 Conta corrente  05524-3
EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR
Lição 13
- 30 de Junho de 2013
Texto Áureo
: Josué 24.15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a qum sirvais: se os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Leitura Bíblica em Classe
: Josué 24.14-18,22,24


CARACTERÍSTICA DE QUEM REALMENTE SERVE AO SENHOR

1 = SERVIR A DEUS EXIGE TERMOS TEMOR E SINCERIDADE
- Josué 24.14 Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
I Samuel 12.24 Tão-somente temei ao SENHOR, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez.
2 = SERVIR A DEUS EXIGE SERMOS EXCLUSIVOS A ELE
- Josué 24.15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
I Pedro 2.9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
3 = SERVIR A DEUS EXIGE TERMOS UM CORAÇÃO FIEL
- Josué 24.16 Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses;
I Reis 18.21 Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
4 = SERVIR A DEUS EXIGE SERMOS AS SUAS TESTEMUNHAS
- Josué 24.17 Porque o Senhor é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.
Salmos 124.2 Se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós.
5 = SERVIR A DEUS ENVOLVE SERMOS DEPENDENTES DELE
- Josué 24.18 E o Senhor expulsou de diante de nós a todos esses povos, até ao amorreu, morador da terra; também nós serviremos ao Senhor, porquanto é nosso Deus.
Êxodo 33.15 Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui
6 = SERVIR A DEUS EXIGE SERMOS DEDICADOS E AUTÊNTICOS
- Josué 24.22 E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes ao Senhor, para o servir. E disseram: Somos testemunhas.
Hebreus 10.22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
7 = SERVIR A DEUS EXIGE SERMOS SERVIENTES E OBEDIÊNTES - Josué 24.24 E disse o povo a Josué: Serviremos ao Senhor nosso Deus, e obedeceremos à sua voz.
Salmos 101.6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.
 
 
l