Home   Agenda   Escola Dominical   Estudos Bíblicos   Contato

Escola Dominical - Esboços da EBD
Lições do 4° Trimestre de 2014 - CPAD - Jovens e Adultos
 
Integridade Moral e Espiritual 
O legado do livro de Daniel para a Igreja hoje

A PROVIDÊNCIA DIVINA NA FIDELIDADE HUMANA
Lição 4 - 26 de outubro de 2014
Texto Áureo: Daniel 3.17 Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; Ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei.
Leitura Bíblica em Classe: Daniel 3.1-7,14


DEUS SEMPRE É PRESENTE QUANDO A NOSSA FÉ ENCARA DESAFIOS


I. INSTITUIR O ECUMENISMO É UMA TENTATIVA CONTRA OS PROPÓSITOS DE SALVAÇÃO
-
1. O inimigo sempre procura levantar meios idólatras para concorrer com Deus - Daniel 3.1 O REI Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia.
2. Tudo que o inimigo levanta é tão insensível como é insensível àqueles que o seguem - Daniel 3.2 Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitães, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
3. O inimigo exige compromisso absoluto de todos os que se inclinam para os seus ídolos - Daniel 3.3 Então se reuniram os príncipes, os prefeitos e governadores, os capitães, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, e todos os oficiais das províncias, à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado.


II. DESAFIAR A IDOLATRIA É UMA CARACTERÍSTICA FIRME DE UM VERDADEIRO CRISTÃO -
1. O povo já tem tendência a prática da idolatria e isso facilita para os arautos do mal - Daniel 3.4 E o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e línguas:
2. As multidões tem uma fé ingênua, porém os cristãos devem mostrar uma fé segura - Daniel 3.5 Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado.
3. O verdadeiro cristão não se curva diante de ameaças para fazer concessões à idolatria - Daniel 3.6 E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.


III. QUEM É FIEL NÃO SE CURVA AS AMEAÇAS DO DIABO ANTE A FORNALHA ARDENTE -
1. Quem é fiel a Deus sabe que em qualquer situação é sómente a Ele que adoramos - Daniel 3.7 Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério e de toda a espécie de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
2. Quem confia em Deus não se desencoraja diante de qualquer acusação do inimigo - (Dn 3.16-18). - Daniel 3.14 Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?
3. Quem confia em Deus tem sempre respostas corajosas mesmo sob ameaças de morte - Daniel 3.17 Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; Ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei.

 



Aguardem a publicação do comentário
Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel Th.M.
Quer me ajudar a manter esta obra? É só enviar uma oferta pelos meios abaixo
Banco Itaú  Agência 9184 
 Conta corrente  05524-3
 

 
l