Escola Dominical - Esboços da EBD


Pastor Adilson Guilhermel

Página Inicial     Agenda     Escola Dominical     Estudos Bíblicos   Contato

 

Escola Dominical - Esboços da EBD
Lições do 4º trimestre de 2018
As Parábolas de Jesus – As Verdades e Princípios Divinos para uma Vida Abundante

Parábola: Uma lição para a vida

 

ENCONTRANDO O NOSSO PRÓXIMO

Lição 8 - 25 de novembro de 2018

Texto Áureo - “E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.” (Mc 12.33)

Leitura Bíblica em Classe - Lucas 10.25-37

 

Introdução: O círculo do amor cristão não pode ficar limitado aos da sua convivência, pois na concepção cristã ele deve se estender a todo aquele que necessita de ajuda, o qual não pode ser ignorado. Por o amor em prática é fazer o bem a alguém, não importando quem seja e procurando olhar para os necessitados, abandonados, carentes. Uma palavra de conforto, animando um caído e outras atitudes benevolentes já é uma grande ajuda. (Tiago 4.17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado). Entre vários preceitos a qual devemos obediência para herdar a vida eterna, o preceito quanto ao amor ao próximo é um dos mais importantes.

1. O que fazer para herdar a vida eterna é uma pergunta que todos devem fazer.

Lucas 10.25 – E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

Quer herdar a vida eterna? É uma pergunta que todos devem fazer urgentemente e procurar as respostas convincentes enquanto estamos no dia que se chama hoje.

2. É preciso entender que não basta ser crente, pois a vida eterna é condicional.

Lucas 10.26 – E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?

Quer herdar a vida eterna? Ser cristão é essencial, mas o processo da salvação envolve condicional quanto ao entendimento e o cumprimento dos preceitos divinos.

3. É inútil ter só o saber dos mandamentos divinos se eles não forem praticados.

Lucas 10.27 – E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10.28 – E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás.

Quer herdar a vida eterna? Não adianta pensar que só basta conhecer os mandamentos, porque quem não os cumpre e pratica está se condenando.

4. O crente que ignora o seu próximo, não tem como se justificar diante de Deus.

Lucas 10.29 – Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?

Quer herdar a vida eterna? Saiba que Deus não aceita justificativa quando alguém tenta dissimular obrigações que tem para com o próximo.

5. Em situações de socorro ao próximo, Deus observa o nosso comportamento.

Lucas 10.30 – E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

Quer herdar a vida eterna? Saiba que Deus está atento ao nosso comportamento em relação àquele que necessita da nossa assistência.

6. Ver alguém pedindo socorro e ignorar, ou ver e não ajudar é algo repreensível.

Lucas 10.31 – E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. Lucas 10.32 – E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo.

Quer herdar a vida eterna? Nunca ignore alguém pedindo o teu socorro, ou venha só observar e passar de largo.

7. Uma prova de compaixão real é alguém socorrer um indivíduo que o despreza.

Lucas 10.33 – Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.

Quer herdar a vida eterna? Quando tiver que estender a mão para alguém, não ignore, mesmo que seja alguém que o despreze.

8. A ação de socorro ao próximo deve estendida até que tudo fique resolvido.

Lucas 10.34 – E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele; Lucas 10.35 – E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar.

Quer herdar a vida eterna? Exerça o dever de socorrer, nunca começando algo e parando no meio do caminho.

9. A misericórdia deve ser usada para com todo aquele que precisa de ajuda.

Lucas 10.36 – Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Lucas 10.37 – E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira.

Quer herdar a vida eterna? Tenha um coração cheio de compaixão pelo próximo e use de misericórdia com a necessidade alheia.

 


Comentarista: Pastor Adilson Guilhermel
QUER AJUDAR ESTA OBRA? Então clique no botão abaixo e envie uma oferta

Contato 
l