Escola Dominical - Esboços da EBD


Pastor Adilson Guilhermel

 
Página Inicial     Agenda     Escola Dominical     Estudos Bíblicos   Contato
 

Escola Dominical - Esboços da EBD
Lições do 3º trimestre de 2018
Adoração, Santidade e Serviço
Os princípios de Deus para a sua Igreja em Levítico

 

A Lâmpada Arderá Continuamente

Lição 11 - 9 de Setembro 2018

Texto Áureo: João 8.12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

Leitura Bíblica em Classe: Levítico 24.1-4

 

Introdução: O altar do holocausto quando inaugurado foi aceso com um fogo enviado por Deus, fogo esse que deveria ser mantido diuturnamente através dos tempos, até que findasse a dispensação da lei. Caberia aos sacerdotes a responsabilidade de abastecer o altar constantemente com lenha para que esse fogo vindo de Deus nunca se apagasse. Durante toda a peregrinação no deserto esse fogo continuou aceso e posteriormente, muito tempo depois, na inauguração do templo por Salomão, esse fogo que antes estava no tabernáculo foi transferido para esse templo. Com o tempo, Israel começou a se inclinar para os deuses pagãos passando a queimar sacrifícios em altares profanos, numa ofensa desmedida ao Senhor. Assim com a destruição do Templo pelos caldeus, esse fogo se apagou retratando a falta de espiritualidade dos hebreus. Quando Jesus veio cumprir sua missão terrena se deparou com um povo mergulhado nas trevas e a sua espiritualidade estava somente como um pavio que fumega. O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. Assim estava o mundo quando Jesus se encarnou como homem nesse mundo governado por Satanás desde quando ele tomou o governo de Adão ao fazê-lo pecar por ter infringido uma única ordem de Deus de não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. O reino das trevas dominado por Satanás imperava por todos os cantos e continuaria assim, se Deus não enviasse o Seu Filho unigênito para uma missão de derrotar Satanás e retomar o reino perdido e anunciar a salvação para todos que quisessem. Jesus ao iniciar o Seu ministério, em suas peregrinações pode se deparar com um povo desesperançado dada as circunstâncias em que estavam vivendo, pois o sistema sacrificial operado no Templo estava totalmente corrompido, na mão de uma casta sacerdotal totalmente mercenária. Assim, Jesus veio trazer luz ao entendimento daquele povo desmotivado com o judaísmo, através das Suas prédicas contendo as boas novas de salvação para almas sofridas pela ausência geral de espiritualidade. Jesus na sua missão salvadora se revelou como a luz nesse mundo de trevas e ofereceu um meio do povo sair das trevas, com uma condicional, ou seja, o único meio para sair das trevas, é segui-lo. 

1. Quer ter seu altar com fogo contínuo? Então o alimente com oração e palavra.

Levítico 24.1 E FALOU o Senhor a Moisés, dizendo: Levítico 24.2 Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira, puro, batido, para a luminária, para manter as lâmpadas acesas continuamente.

A luz da palavra de Deus só pode ser vista e compreendida por aqueles que se converteram com toda sinceridade a Cristo, pois se não há conversão, não existe a presença do Espírito Santo. Todos os que ficavam de fora do lugar santo não podiam ver esse lugar interior no templo, e quem estava no interior do templo só podia ver se o candelabro estivesse fornecendo luz para o recinto. O candelabro dava luz para que o sacerdote pudesse exercer o seu ofício naquele lugar, tal como, na mesa da preposição e no altar do incenso. Tudo isso tem haver com as orações e a palavra de Deus, pois sem isso não temos luz espiritual para servir ao Senhor de modo eficiente.

2. Quer ser luz nesse mundo de trevas? Então se encha de azeite e se deixe aparar

Levítico 24.3 Arão as porá em ordem perante o Senhor continuamente, desde a tarde até à manhã, fora do véu do testemunho, na tenda da congregação; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações.

Arão que era o Sumo Sacerdote, oficiava tanto no lugar santo, como uma vez por ano, no dia da expiação. Uma das suas obrigações era cuidar da iluminação do Lugar Santo, garantindo que o candelabro permanecesse sempre aceso. Para que isso não fosse interrompido, ele tinha que certificar-se de que o candelabro estivesse sempre abastecido com azeite, como também, aparar os pavios, para que a lâmpada mantivesse o seu brilho na sua inteireza. Todas essas coisas se tornaram meras simbologias e obsoletas, a partir de Cristo que veio entre nós como Luz do mundo. O abastecimento do candelabro era contínuo, ou seja, à tarde e pela manhã, o que garantiria a iluminação no lugar santo. Assim também deve ser com o cristão, que como templo do Espírito Santo, não podemos deixar de abastecer diariamente a nossa vida espiritual para sermos como as virgens prudentes e não as néscias.

3 – Quer ter uma vida espiritual acesa? Então mantenha sempre a tua vida em ordem.  

Levítico 24.4 Sobre o candelabro de ouro puro porá em ordem as lâmpadas perante o Senhor continuamente.

A Igreja foi chamada para ser luz nesse mundo de trevas e no antigo testamento podemos tirar lições importantes para os nossos tempos. Ao Sacerdote foi imposta a responsabilidade de manter acesa a luz do candelabro. Com o passar do tempo essa obrigação passou a ser negligenciada e essa luz começou a se apagar. Em nossa vida de fé precisamos manter acesa a nossa vida espiritual, pois se assim não o fizermos deixaremos enfraquecer essa luz perdendo aquele brilho que veio no início da nossa conversão. O que provoca essa perda do brilho é a sujeira que vai sendo acumulada em nossas vidas se não vigiarmos. O cristão tem que ser autêntico, tanto interiormente como externamente, não permitindo sujeira em nosso íntimo, não fazendo frente ao pecado que quer se instalar cada vez mais em nosso coração. Mateus 5.14 "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.

 


Comentarista: Pastor Adilson Guilhermel
QUER AJUDAR ESTA OBRA? Então use uma das contas abaixo e envie uma oferta
Caixa Econômica Federal - Agência 1613 - Conta Corrente 942-7 Banco Itaú - Agência 9184 - Conta corrente 05524-3

Fale com o pastor: [email protected]
l