Página Inicial     Agenda     Escola Dominical     Estudos Bíblicos   Contato
 

Escola Dominical - Esboços da EBD
Lições do 2º trimestre de 2018
Valores Cristãos: Enfrentando as questões morais de nosso tempo

 

Ética Cristã e Aborto

Lição 4 - 22 de Abril de 2018

Texto Áureo: “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.” (Sl 139.16)

Leitura Bíblica em Classe: Salmos 139. 1-18

 

Comentário: Aborto significa uma interrupção voluntária ou provocada de uma gravidez; também pode ocorrer involuntariamente por alguma complicação quando o corpo expele o feto inesperadamente o qual é chamado de aborto espontâneo. Se houver a interrupção intencional com o uso de medicamento, ou objeto que resulta a morte do feto é chamado segundo a lei, de Feiticídio. Há duas classes de abortos induzidos: os terapêuticos e os eletivos. O terapêutico é justificado no caso da gravidez representar grave risco de morte para a mãe. O electivo se decide se a gravidez for fruto de estrupo, onde cabe à mulher violada escolher a melhor solução para ela. Em Êxodo 20.13 a Bíblia diz não matarás. A maioria das pessoas quando lê esse texto pensa que ele aponta somente para pessoas já nascidas, mas as escrituras provam o contrário. Em Hb 12.9 diz: Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhavamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao (Pai dos espíritos), e viveremos?  Na concepção quando o zigoto que é a célula formada pela fusão dos gametas masculino e feminino, promove o processo que dará origem a formação de uma vida. Quando ocorre a fecundação, no momento dessa fusão, Deus o Pai dos espíritos, gera o espírito que entra nesse ser que estará em formação, ser esse, ainda informe, mas que já é uma tricotomia, ou seja, corpo, alma e espírito. Assim nesse processo operado biologicamente e espiritualmente o resultado é uma vida completa mesmo ainda informe, portanto se houver uma interrupção intencional com o uso de qualquer meio para elimina-la, caracteriza-se num assassinato doloso.

TODOS TEM DIREITO A VIDA, E ELA NÃO PODE SER INTERROMPIDA PELO ABORTO.

1. Deus é onisciente de modo que nada pode ficar oculto aos seus olhos.

Salmos 139.1 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.

Nada pode enganar a observação divina, pois na formação do corpo ainda no ventre da mãe, em cada membro existe uma função específica, nas quais é impossível que Deus seja ignorante de nossas ações. Cada espírito gerado no corpo biológico não importando quem seja tem é monitorado por Deus, com o objetivo de um conhecimento íntimo de cada ser, não para julgar ou condenar, mas para proteger e ajudar.

2. Deus sabe das nossas coisas triviais, como conhece os pensamentos.

Salmos 139. 2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Salmos 139.3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.

Deus na sua percepção profunda tem pleno conhecimento de todos os nossos atos sejam eles bons ou maus. Dessa forma é impossível enganar a Deus, pois Ele conhece o real valor dos nossos atos se são agradáveis aos seus olhos, ou não. Portanto qualquer engano, engodo ou mentiras usados para dissimular uma ação transgressora à Sua Palavra sofrerá as consequências dos seus julgamentos.

3. Deus conhece os pensamentos secretos que motivaram a expressão.

Salmos 139. 4 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. 5 Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.

Deus sonda o nosso subconsciente e antes que as palavras ou pensamentos estejam se formando, Ele já sabe o que vamos falar, seja de qualquer forma. Por traz de cada fala dirigida a Deus deve haver a mais pura sinceridade, pois Ele conhece cada palavra pronunciada e sabe qual a intenção de cada sílaba. Isto porque os nossos pensamentos secretos que motivou nos expressar a Ele são totalmente esquadrinhados e isso resultará na aceitação, ou não, daquilo que lhe levamos. Todo ato ilícito que praticamos deve ser confessado, pois Deus tudo vê e nunca se esquece das coisas que temos que nos abrir com Ele.

4. Deus tem a ciência muito além da realização ou compreensão do homem.

Salmos 139. 6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.

Só poderemos compreender a sabedoria e as maravilhas divinas, se mantermos um relacionamento íntimo com Deus. Ele está acima de qualquer compreensão, e mesmo usando toda a capacidade da nossa mente, não alcançaremos um mínimo sequer da mente divina. "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos." Isaías 55:8-9

5. Deus é onisciente e nada pode fugir ou se esconder da Sua presença.

Salmos 139. 7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? 8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.

Através da onisciência de Deus, não há como fugir da Sua presença, ou fazer algo certo ou errado que Ele não venha saber. Davi tentou subestimar a onisciência de Deus pensando que a sua sequencia de pecados iniciada no adultério com Bete Seba ia ficar oculta. Deus estava acompanhando toda a sua trajetória pecaminosa e no momento certo mandou o profeta para revelar o seu erro. Não existe a possibilidade de qualquer subterfúgio que ludibriem os olhos de Deus. A Bíblia diz em: Marcos 4:22 Pois nada há de oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia.

6. Deus tem tudo ao alcance de sua destra para nos guiar e nos suster.

Salmos 139. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

Não há o que duvidar em momento algum da onipresença e da onisciência de Deus, por isso devemos pedir a Ele que nos sonde sempre e revele se há algum caminho mau em nossas vidas que porventura estejamos seguindo. Devemos ter sempre pronta submissão ao Seu esquadrinhamento mais estrito, para que possamos cada vez mais estreitar a nossa comunhão com Deus. Quanto mais estreitamos essa comunhão com Ele, mais nos sentimos protegidos em nossa caminhada rumo à glória celestial.

7. Deus está em todo lugar como um agente presente naquilo que opera.

Salmos 139. 11 Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Salmos 139. 12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; 13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Salmos 139. 14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Salmos 139. 15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Salmos 139.16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

Será que alguém pode escapar de uma situação embaraçosa dos olhos divinos, ou mesmo pensar que pode conseguir esse feito? É evidente que não existe essa possibilidade, pois é inútil sonhar com isso, pelo fato que Deus vê igualmente bem tanto nas trevas como na luz.  É preciso entender que a obra de Deus em nossa vida começou no momento em que fomos concebidos, num processo biológico e espiritual no ventre da nossa mãe. Fomos entretecido, que é o desenvolvimento do feto mostrando que desde o princípio da vida, Deus sempre está presente. Como o pai biológico cuida da parte física, o Pai espiritual cuida da parte espiritual. Deus opera para dar e sustentar a vida para que ela seja longa e próspera. Ele realiza essa obra num lugar secreto, o qual é o útero materno. Deus tem o registro de cada ser gerado biologicamente e espiritualmente. (Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Jeremias 1:5).  

8. Deus tem pensamentos incontáveis, além de insondáveis e inexplicáveis.

Salmos 139.17 E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! 18 Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.

Não podemos ignorar ou subestimar todo o processo da nossa formação, tanto física, como espiritual, onde está mais do que explícito as provas da profunda sabedoria de Deus reveladas na criação do homem. As obras de Deus no processo da criação do homem são profundamente admiráveis, como também se incluem os Seus pensamentos na vida de uma pessoa de fé, pois a fé é essencial para termos uma vida com Deus. Deus criou e continua interessado em sua criação, pois Ele nunca abandona aquilo que criou. Ele tanto recompensa quando o homem faz jus a isso, como também pune, quando é necessário e também intervém em nossas vidas. (Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Provérbios 6:22). Temos que reconhecer e agradecer diariamente pelos cuidados que Deus tem para conosco todos os dias.  (Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais Jeremias 29:11).


Comentarista: Pastor Adilson Guilhermel
QUER AJUDAR ESTA OBRA? Então use uma das contas abaixo e envie uma oferta
Caixa Econômica Federal - Agência 1613 - Conta Corrente 942-7 Banco Itaú - Agência 9184 - Conta corrente 05524-3

Fale com o pastor: [email protected]
l