Escola Dominical - Esboços da EBD


Pastor Adilson Guilhermel

Página Inicial     Agenda     Escola Dominical     Estudos Bíblicos   Contato

 

Escola Dominical - Esboços da EBD
Lições do 2º trimestre de 2018
Valores Cristãos: Enfrentando as questões morais de nosso tempo

 

Ética Cristã e Redes Sociais

24 de Junho de 2018 - Lição 13

Texto Áureo: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” (1 Co 6.12)

Leitura Bíblica em Classe: Provérbios 4.10-15

Introdução: A existência das redes sociais, que é uma estrutura social composta de pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns, só foi possível pela criação da internet criada em 1969, nos Estados Unidos. Essa rede pertencia ao Departamento de Defesa norte-americano no período contemporâneo em que o mundo vivia o auge da Guerra Fria. A internet que a princípio se chamava Aparnet era uma garantia de a comunicação entre militares e cientistas persistiria, mesmo em caso de bombardeio. Sem estender o assunto “internet” se entende que a princípio esse meio de comunicação se destinava a fim militares e posteriormente foi liberada para outros fins o qual nós conhecemos e fazemos uso, através das redes sociais.

I – AS REDES SOCIAIS USADAS PARA O BEM É BOA, CASO NÃO É NOCIVA.

1. Seja racional e entenda com a mente cristã o que é a rede social?

É algo extremamente importante como meio de comunicação mundial, que possibilitou meios de interagir com pessoas em qualquer parte do mundo instantaneamente. Ela envolve uma multiplicidade de alternativas, tanto para relações comerciais, religiosas, familiares e uma infinidade de situações. Ela é tão eficaz nas suas diversidades de uso, que tornou os seus milhares de usuários totalmente dependente dela. Não dá para imaginar o mundo atual sem o uso das redes sociais.

2. Seja racional e tenha a rede social como oportunidade para o Evangelho.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19,20

Jesus abriu a mente dos seus discípulos para que entendessem as escrituras, pois o mandamento da grande comissão era fazer discípulos em todas as nações. Isso tem um sentido de que não basta apenas ganhar almas para o Senhor, mas também é preciso saber doutrinar sobre a palavra de Deus a elas, pois isso é a essência da grande comissão. Quando não havia os excelentes recursos das redes sociais têm-se a impressão de que o evangelho avançava muito mais, do que em nossos dias. Isso porque os evangélicos em geral em sua maioria fazem mau uso das redes sociais, não para propagar o evangelho, mas para estarem compartilhando e divulgando um monte de bobagens. São poucos os que usam com seriedade as redes sociais com o propósito de realmente postar o que é edificante e vem se ajustar com a ordenança de Jesus a respeito de ganhar almas e fazer discípulos. Jesus quer que seus seguidores espalhados pelo mundo deem o seu testemunho e ninguém, agora como os meios tecnológicos disponíveis, pode se escusar disso.

3. Seja racional com o uso da Rede Social somente naquilo que é lícito.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12

Se o cristão verdadeiramente tem a mente de Cristo, não pode estar envolvido com questões desconexas com a sua realidade espiritual. O crente deve ser doutrinado para andar conforme os preceitos das Escrituras, pois se assim não for, ele está totalmente fora da vontade de Deus. As redes sociais se não forem bem utilizadas pelo cristão, elas acabarão prejudicando a sua vida espiritual. Todo cristão deve por obrigação fazer bom uso delas, se atendo somente a coisas proveitosas para aquilo que é bom para o reino de Deus. O perigo das redes sociais é que elas o escravizem em coisas que não são proveitosas e aquilo que pode ser uma dádiva se bem usada pode levar o cristão ao pecado em vários sentidos.

II - O PERIGO DA RELAÇÃO DESCARTÁVEL E AS NOVAS TECNOLOGIAS.

1. Saia da irreal felicidade distorcida, pois a verdadeira é servir ao Senhor.

Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos! Isaías 5:20,21

As redes sociais não sendo usadas para o bem tem destruído os padrões morais e levando muitos cristãos a novas definições de pecado, com muitos postando chocarrices, zombarias, críticas destrutivas, palavras de duplo sentido, ofensas a pessoas, fofocas e muito mais. Ao invés de dar ouvidos a grande comissão do Senhor utilizando esse meio extraordinário de comunicação a nível mundial, o que vemos mais é um monte de coisas imbecis, sendo poucos os que levam a sério o uso desse meio importante para postar a mensagem do evangelho que é as boas novas de salvação.

2. Saia da superficialidade e procure ser firme e constante na obra divina.

E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Jeremias 6:14

As redes sociais quando usadas viciosamente tem provocado nocivos efeitos psicológicos até mesmo no relacionamento familiar. Quem pensa que esse tipo de entretenimento é um consolo para momentos de solidão, na realidade é algo superficial e enganoso, e que usado nesse sentido o escravizará no seu mundo virtual ficando mentalmente de fora do mundo real.

3. Saia das relações sociais efêmeras, elas não produzem o que Deus quer.

Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta. Salmos 90:9 - Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. Eclesiastes 1:2

Muitos perdem o seu tempo se postando e até mesmo a sua própria intimidade e fotos muitas vezes com os efeitos do fotoshop, pelo prazer ou com o objetivo de atrair a admiração ou elogios de terceiros. São pessoas vaidosas que sentem a necessidade de vangloriar-se, se ostentar e exibir-se. Pessoas que agem assim demonstram uma espécie de orgulho exagerado de suas qualidades só vista por si mesmo e aparentam uma soberba e arrogância achando que é grande coisa, Pessoas assim são frívolas, fúteis, tolas e sem conteúdo com uma aparência falsa e mentirosa. O cristão que vive nessas condições precisa urgentemente de libertação.

4. Saia da falsa sensação de privacidade, pois Deus vê tudo o que fazemos.

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:12 - Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2:22 - O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos. Provérbios 16:28

Vivemos tempo no meio evangélico que tem faltado a muitos cristãos, é a absoluta sujeição do coração a Deus falta essa que invalida todas as outras obediências. O que mais se posta em redes sociais por muitos cristãos, são zombarias de toda espécie e uma série de coisas irrelevantes sem proveito algum para aqueles que esperam do crente algo sério. Atualmente vemos uma pressa em publicar e compartilhar coisas escandalosas que acabam provocando um esfriamento nas coisas pertinentes ao evangelho. Existem com o uso das redes sociais casos de adultério praticados por cristãos, os quais muitas vezes se tornam expostos provocando escândalos, como também aqueles que se relaciona ocultamente se esquecendo de que não a nada oculto que não venha ser revelado.  

III – SAIBA APROVEITAR A REDE SOCIAL SERVINDO O REINO DE DEUS.

1. Se você é muito ocupado para a grande comissão use a rede social.

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Mateus 5:14 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:16

Quem se afunda viciosamente nas redes sociais não praticando aquilo que é bom aos olhos de Deus acabam se envolvendo em prazeres que exigem tanto de  nossas energias, pensamentos e de nossos meios, que os aspectos  de  nossa  vida  que  eles  controlam  tornam-se  territórios perdidos para Deus. As redes sociais se bem usadas tornam-se um excelente meio de propagação do evangelho, pois ela o único meio de adentrar em quase todos os lugares, incluindo países onde existem restrições à evangelização. O crente que não está aproveitando esse importante meio de alcançar almas para Cristo e fica perdendo tempo com imbecilidades está se portando como um servo mal e negligente e o destino para esse descaso é a perdição eterna.

2. Se você tem vergonha de pregar o evangelho use as redes sociais.

Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Romanos 1:16

Jesus não quer discípulos tímidos quanto a anunciar o evangelho. (Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus... Mateus 10:33). Quem tem vergonha ou timidez de anunciar as boas novas da salvação está na realidade negando o Salvador Jesus, e quem tem esse tipo de sintoma, com as redes sociais disponíveis, não tem mais desculpa para não fazê-lo. É imprescindível a todo cristão a necessidade de levar à perdida humanidade a mensagem evangélica. Essa mensagem faz parte da grande comissão do Senhor e, é reconhecida e honrada de tal maneira por Deus que leva em si, ao ser proclamado não importando os meios, o mesmo poder de Deus para salvar toda alma que a recebe, sem acepção de pessoas.


Comentarista: Pastor Adilson Guilhermel
QUER AJUDAR ESTA OBRA? Então use uma das contas abaixo e envie uma oferta
Caixa Econômica Federal - Agência 1613 - Conta Corrente 942-7 Banco Itaú - Agência 9184 - Conta corrente 05524-3

Fale com o pastor: [email protected]
l